Especialistas em leishmanioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SESAU-TO) debatem hoje e amanhã (14 e 15 de agosto) as medidas de controle e prevenção da doença no Estado. A 2ª Reunião de Avaliação do Convênio de Cooperação Técnico-CientÃfica, celebrado entre a Fiocruz e a SESAU-TO, aborda análises epidemiológicas, aspectos clÃnicos e de diagnóstico sobre a doença. Representando o IOC, estiveram presentes a Vice-Diretora de Coleções e Serviços de Referência, Elizabeth Rangel, coordenadora do convênio na Fiocruz; a Vice-Diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Claude Pirmez; o chefe do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses, MaurÃcio Luiz Vilela; e o bolsista de Capacitação Profissional em Serviço do mesmo laboratório, Bruno Moreira Carvalho.
Claude Pirmez
Especialistas do IOC e da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins reunidos para debater sobre leishmanioses
Durante o encontro, MaurÃcio Vilela divulgará resultados preliminares referentes ao estudo dos flebotomÃneos, insetos vetores das leishmanioses, na região. Claude Pirmez apresentará a realização de diagnóstico de casos à distância, o que permitirá a discussão de casos clÃnicos, e associar a possibilidade do diagnóstico através de técnicas moleculares como o PCR. No último dia de encontro, representantes dos municÃpios envolvidos no projeto discutirão avanços e desafios da iniciativa. Parte dos pesquisadores do IOC que estão em Tocantins também aproveitarão a oportunidade para realizar coleta de material em campo nos próximos dias.
14/08/08
.
Especialistas em leishmanioses do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SESAU-TO) debatem hoje e amanhã (14 e 15 de agosto) as medidas de controle e prevenção da doença no Estado. A 2ª Reunião de Avaliação do Convênio de Cooperação Técnico-CientÃfica, celebrado entre a Fiocruz e a SESAU-TO, aborda análises epidemiológicas, aspectos clÃnicos e de diagnóstico sobre a doença. Representando o IOC, estiveram presentes a Vice-Diretora de Coleções e Serviços de Referência, Elizabeth Rangel, coordenadora do convênio na Fiocruz; a Vice-Diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Claude Pirmez; o chefe do Laboratório de Transmissores de Leishmanioses, MaurÃcio Luiz Vilela; e o bolsista de Capacitação Profissional em Serviço do mesmo laboratório, Bruno Moreira Carvalho.
Claude Pirmez
Â
 Especialistas do IOC e da Secretaria de Estado de Saúde do Tocantins reunidos para debater sobre leishmanioses
Durante o encontro, MaurÃcio Vilela divulgará resultados preliminares referentes ao estudo dos flebotomÃneos, insetos vetores das leishmanioses, na região. Claude Pirmez apresentará a realização de diagnóstico de casos à distância, o que permitirá a discussão de casos clÃnicos, e associar a possibilidade do diagnóstico através de técnicas moleculares como o PCR. No último dia de encontro, representantes dos municÃpios envolvidos no projeto discutirão avanços e desafios da iniciativa. Parte dos pesquisadores do IOC que estão em Tocantins também aproveitarão a oportunidade para realizar coleta de material em campo nos próximos dias.
14/08/08
.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)