Empenhado em contribuir e desenvolver ações estratégicas que visem a melhoria da saúde da população brasileira, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) vem cumprindo papel de destaque junto ao Ministério da Saúde, em especial com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).
À convite da pasta, uma comitiva do Instituto participou nos dias 22 e 23 de março de atividades de planejamento sobre vigilância e reconquista das altas coberturas vacinais.
Iniciativa inédita, o '1º Workshop de Planejamento para Recuperação das Coberturas Vacinais' reuniu especialistas, pesquisadores e instituições que já desenvolvem trabalhos em doenças imunoprevinÃveis para entender as causas das baixas coberturas no paÃs.
À direita, comitiva do IOC com Daniel Daipert, Marilda Siqueira, Elmo Amaral e Tania Araujo-Jorge. À esquerda, equipe de Bio-Manguinhos. Foto: DivulgaçãoO encontro abriu espaço para troca de experiências e proposições de um plano com ações concretas para serem desenvolvidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou em parceria com estados, municÃpios e instituições.
“Como preparação para o workshop, foi formado um Grupo de Trabalho institucional no tema que forneceu subsÃdio para a comitiva do IOC. Além do PNI, defendemos um planejamento de educação em vacinação. Uma equipe de Bio-Manguinhos também esteve presente", disse a diretoria do IOC, Tania Araujo-Jorge.
Além de Tania, participaram o chefe de Gabinete, Daniel Daipert, o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Elmo Amaral, e a chefe do Laboratório de VÃrus Respiratórios, Exantemáticos, EnterovÃrus e Emergências Virais, Marilda Siqueira.
Já na 'Oficina de diálogos prospectivos: Vigilância em Saúde e Ambiente', o Instituto foi representado pela vice-diretora de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes Oliveira.
Desde o inÃcio de janeiro, o Instituto vem mantendo diálogo constante com o Ministério da Saúde.
Os primeiros encontros foram com a secretária da SVSA, Ethel Maciel, e com a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em fevereiro foi a vez de o Instituto se reunir com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunizações da SVSA. Mais recentemente, o encontro foi com a diretora do Departamento de Doenças TransmissÃveis da pasta, Alda Maria da Cruz.
Empenhado em contribuir e desenvolver ações estratégicas que visem a melhoria da saúde da população brasileira, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) vem cumprindo papel de destaque junto ao Ministério da Saúde, em especial com a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).
À convite da pasta, uma comitiva do Instituto participou nos dias 22 e 23 de março de atividades de planejamento sobre vigilância e reconquista das altas coberturas vacinais.Â
Iniciativa inédita, o '1º Workshop de Planejamento para Recuperação das Coberturas Vacinais' reuniu especialistas, pesquisadores e instituições que já desenvolvem trabalhos em doenças imunoprevinÃveis para entender as causas das baixas coberturas no paÃs.
À direita, comitiva do IOC com Daniel Daipert, Marilda Siqueira, Elmo Amaral e Tania Araujo-Jorge. À esquerda, equipe de Bio-Manguinhos. Foto: DivulgaçãoO encontro abriu espaço para troca de experiências e proposições de um plano com ações concretas para serem desenvolvidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou em parceria com estados, municÃpios e instituições.
“Como preparação para o workshop, foi formado um Grupo de Trabalho institucional no tema que forneceu subsÃdio para a comitiva do IOC. Além do PNI, defendemos um planejamento de educação em vacinação. Uma equipe de Bio-Manguinhos também esteve presente", disse a diretoria do IOC, Tania Araujo-Jorge.
Além de Tania, participaram o chefe de Gabinete, Daniel Daipert, o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Elmo Amaral, e a chefe do Laboratório de VÃrus Respiratórios, Exantemáticos, EnterovÃrus e Emergências Virais, Marilda Siqueira.Â
Já na 'Oficina de diálogos prospectivos: Vigilância em Saúde e Ambiente', o Instituto foi representado pela vice-diretora de Laboratórios de Referência, Ambulatórios e Coleções Biológicas, Maria de Lourdes Oliveira.
Desde o inÃcio de janeiro, o Instituto vem mantendo diálogo constante com o Ministério da Saúde. Â
Os primeiros encontros foram com a secretária da SVSA, Ethel Maciel, e com a Mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em fevereiro foi a vez de o Instituto se reunir com Eder Gatti, diretor do Departamento de Imunizações da SVSA. Mais recentemente, o encontro foi com a diretora do Departamento de Doenças TransmissÃveis da pasta, Alda Maria da Cruz.Â
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)