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Avanços institucionais e retrospectivas

Temas foram destaque nos dois primeiros dias de programação da Semana da Pós 2024
Por Kadu Cayres16/09/2024 - Atualizado em 16/09/2024

Direcionando o olhar para temas atuais e caros à vida estudantil, como ambiente, empregabilidade, inteligência artificial na pesquisa e internacionalização no Ensino, a 10ª edição da Semana da Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reuniu dezenas de estudantes e docentes entre os dias 9 e 13 de setembro.

(Esq p/ dir) Fernanda Campello, Luciana Garzoni, Tania Araujo-Jorge e Norma Brandão. No telão, Eduarda Cesse. Foto: Ricardo Schmidt 

O primeiro dia foi marcado por mesas de debate e palestras. A cerimônia de abertura, realizada no auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Arthur Neiva), contou com a presença da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge; das vice-diretoras do Instituto, Norma Brandão (Ensino, Informação e Comunicação) e Luciana Garzoni (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); da coordenadora geral de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse; e da representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Fernanda Campello.

“É uma alegria ver esse auditório cheio de estudantes dispostos a discutir temas que precisam de atenção institucional. A questão da empregabilidade dos nossos pós-graduandos, sobretudo os pós-docs, é algo importante. Observamos durante o evento de 35 anos do Programa de Pós em Biologia Celular e Molecular que existem pós-doutorandos na Fundação atuando sob o contrato celetista de assistente de pesquisa. No IOC, temos mais de 200 pós-docs e todos são bolsistas, ou seja, sem vínculo empregatício”, alertou Tania.

Por sua vez, Norma ressaltou a satisfação em participar da 10ª edição do evento, que, segunda ela, representa uma conquista dos estudantes e de todos os envolvidos no processo de fortalecimento do Ensino no Instituto.

“Recomendo que vocês participem das mesas de discussão, dos workshops e das palestras, pois toda a programação foi pensada por e para vocês, com base no tema central desta edição”, declarou.

A relevância da temática da empregabilidade foi parte da fala de Luciana Garzoni.

“A nossa pesquisa, além de trazer resultados para a sociedade, gera conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, precisamos, de fato, avançar no crescimento industrial do país. Mas como fazer isso? Aproximando a indústria da academia, fato que acarretaria, consequentemente, no fomento à empregabilidade”, disse.

Já a coordenadora geral de Educação da Fiocruz destacou que a Semana da Pós do IOC é um momento contributivo para toda instituição, sobretudo pela liderança dos estudantes no processo de organização. 

“Os temas dessa edição são pauta das nossas articulações intra e extramuros. Desejo que tenham discussões produtivas e colaborativas”, comentou.

Por fim, a representante discente chamou atenção para alguns tópicos da programação e convidou os estudantes a participarem das atividades.

“Temos dez salas para apresentação de trabalhos da Jornada Jovens Talentos, voltamos com as tradicionais mesas científicas e elaboramos um painel de empregabilidade. Então, participem, tirem dúvidas e levantem questões”, reforçou.

A programação contou, ainda, com uma homenagem aos profissionais e setores que contribuíram – e contribuem – para a realização do evento.

Com a palavra, os ex-representantes discentes

A comissão organizadora reuniu ex-representantes discentes do Instituto no painel ‘10ª edição da Semana de Pós-graduação do IOC – retrospectiva das Edições’, realizado também no primeiro dia de atividades.

Os participantes relataram experiências e conquistas durante o período em que estiveram à frente da representação discente. Foto: Ricardo Schmidt   

Na ocasião, Maria Fantinatti (2014-2016), João Paulo Sales (2018-2020) e Samuel Horita (2020-2022) relembraram um pouco de suas trajetórias à frente da organização do evento.

A criação do Programa de Estágio de Docência e do Sistema de Avaliação de Disciplinas; a apresentação da Comissão de Valorização da Relações Interpessoais do Instituto; e a primeira e única edição realizada totalmente em ambiente virtual foram algumas das experiências e conquistas relatadas pelos ex-representantes.

Bate-papo com os(as) coordenadores(as)

A mesa ‘Desafios, perspectivas e o fechamento da avaliação quadrienal da CAPES 2020-2024’, composta pelos coordenadores dos sete Programas Stricto sensu do IOC, abriu espaço para que os estudantes levantassem questionamentos e comentários sobre temas que tangenciam a situação acadêmica, sobretudo no que diz respeito a políticas de permanência estudantil e a propostas de internacionalização dos programas de pós-graduação.

Durante a tradicional mesa com os coordenadores, os discentes levantaram questões importantes para a pós-graduação. Foto: Ricardo Schmidt   

A atividade foi realizada no período da tarde e reuniu cerca de cem estudantes, que, além do bate-papo com os coordenadores, puderam conhecer um pouco mais sobre os Programas do Instituto. 

Avanços no Ensino e na Pesquisa, atenção ao discente e workshops

O segundo dia de programação (10) começou com a mesa ‘Avanços do IOC no Ensino e na Pesquisa’, que reuniu a vice-diretora adjunta de Ensino, Norma Brandão, o representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG-Fiocruz/RJ), Luis Ventura, e as profissionais do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz), Viviane Pinheiro e Marianna Araujo.

Norma Brandão e Luis Ventura apresentaram algumas conquistas e incentivaram os estudantes a encaminhar demandas para a APG, respectivamente. Foto: Ricardo Schmidt   

“A ideia é conversar, ouvir o que vocês têm a dizer. Tenho certeza de que essa conversa servirá de insumo para o Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC”, esclareceu Norma logo no início da apresentação para, na sequência, destacar algumas conquistas e projetos em andamento no âmbito do Ensino.

A ferramenta ACOLHE IOC, que tem como objetivo promover acolhimento de situações desarmônicas entre profissionais e estudantes, visando a melhoria das relações interpessoais nos ambientes de trabalho e ensino do IOC, e o recém-lançado ‘ACOLHE Discente’, serviço de escuta e troca direcionado às situações de ensino e aprendizagem, buscando aprimorar as relações ‘orientador-orientando’, foram os destaques apontados pela vice-diretora. 

Norma também falou sobre a nova conduta da Vice de Ensino em relação à distribuição das bolsas entre os Programas de Pós-graduação.

“A disparidade no quantitativo de bolsas destinado aos programas sempre foi ponto de discussão. Agora, estamos fazendo uma gestão compartilhada desses recursos, o que oferece mais flexibilidade tanto para a Vice-Diretoria quanto para os próprios cursos”, explicou. 

Como projetos em andamento, Norma destacou a revisão do Guia do Aluno, as mudanças no processo de extensão e de qualificação profissional e as adaptações infraestruturais para ofertar cada vez mais atividades em formato híbrido (presencial e virtual).

Na sequência, Luis Ventura destacou a importância de o corpo discente questionar como a instituição vem conduzindo a relação ensino, trabalho, pesquisa e saúde mental e incentivou o grupo a encaminhar demandas para a APG.

“É importante que vocês apontem para a Associação o que pode ser aprimorado na Fiocruz”, disse.

As representantes do CAD apresentaram um pouco do trabalho realizado pelo Centro de Apoio.

Viviane e Marianna destacaram como palavras balizadoras do CAD o ‘acolhimento' e o 'diálogo’. Foto: Ricardo Schmidt  

“Vamos trazer uma reflexão para vocês: nesse percurso acadêmico, quais foram as principais dificuldades? Quais soluções foram plausíveis para resolver esses problemas? Entre as soluções, quais palavras vêm à cabeça de vocês?”, provocaram as representantes Viviane e Marianna, acrescentando que as palavras balizadoras do CAD são ‘acolhimento e diálogo’. 

A parte da tarde foi destinada à realização de doze workshops, cujos temas foram desde sistema Braille, passando pela relação entre a Inteligência Artificial e a pós-graduação, até negacionismo científico e educação popular em saúde.

Estudantes elaboram a carta com demandas e sugestões

No dia 10, foi realizado o 16º Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do Instituto, momento em que os discentes discutem e estruturam a carta que será encaminhada à Diretoria do Instituto, contendo os principais questionamentos e sugestões levantados pelos alunos.

Entre as sugestões, os estudantes destacaram a necessidade de um prédio destinado exclusivamente para as atividades de ensino. Foto: Ricardo Schmidt   

“Se todos estiverem de acordo, vamos encaminhar a carta não apenas para a Diretoria e Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, mas também para a Presidência da Fiocruz”, propôs a representação discente. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos estudantes.

Durante o encontro, um documento preliminar elaborado pela representação discente dos Programas de Pós Stricto sensu, com base nos apontamentos feitos no Fórum de 2020, foi apresentado, discutido e aprovado pelos presentes.

Quanto aos apontamentos e sugestões, os estudantes destacaram a necessidade de um prédio destinado exclusivamente para as atividades de ensino do Instituto, de concessão de um novo espaço equipado para os Laboratórios afetados pelo incêndio no Pavilhão Lauro Travassos, de aumento da oferta de cursos de formação em línguas estrangeiras para os discentes, de mapeamento periódico de novos temas de disciplinas que abranjam os projetos dos estudantes, entre outros.

A carta final foi apresentada aos estudantes durante o encerramento da Semana da Pós, no dia 13 de setembro.

Temas foram destaque nos dois primeiros dias de programação da Semana da Pós 2024
Por: 
kadu

Direcionando o olhar para temas atuais e caros à vida estudantil, como ambiente, empregabilidade, inteligência artificial na pesquisa e internacionalização no Ensino, a 10ª edição da Semana da Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) reuniu dezenas de estudantes e docentes entre os dias 9 e 13 de setembro.

(Esq p/ dir) Fernanda Campello, Luciana Garzoni, Tania Araujo-Jorge e Norma Brandão. No telão, Eduarda Cesse. Foto: Ricardo Schmidt 

O primeiro dia foi marcado por mesas de debate e palestras. A cerimônia de abertura, realizada no auditório Emmanuel Dias (Pavilhão Arthur Neiva), contou com a presença da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge; das vice-diretoras do Instituto, Norma Brandão (Ensino, Informação e Comunicação) e Luciana Garzoni (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação); da coordenadora geral de Educação da Fiocruz, Eduarda Cesse; e da representante discente dos Programas de Pós-graduação do Instituto, Fernanda Campello.

“É uma alegria ver esse auditório cheio de estudantes dispostos a discutir temas que precisam de atenção institucional. A questão da empregabilidade dos nossos pós-graduandos, sobretudo os pós-docs, é algo importante. Observamos durante o evento de 35 anos do Programa de Pós em Biologia Celular e Molecular que existem pós-doutorandos na Fundação atuando sob o contrato celetista de assistente de pesquisa. No IOC, temos mais de 200 pós-docs e todos são bolsistas, ou seja, sem vínculo empregatício”, alertou Tania.

Por sua vez, Norma ressaltou a satisfação em participar da 10ª edição do evento, que, segunda ela, representa uma conquista dos estudantes e de todos os envolvidos no processo de fortalecimento do Ensino no Instituto.

“Recomendo que vocês participem das mesas de discussão, dos workshops e das palestras, pois toda a programação foi pensada por e para vocês, com base no tema central desta edição”, declarou.

A relevância da temática da empregabilidade foi parte da fala de Luciana Garzoni.

“A nossa pesquisa, além de trazer resultados para a sociedade, gera conhecimento e desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, precisamos, de fato, avançar no crescimento industrial do país. Mas como fazer isso? Aproximando a indústria da academia, fato que acarretaria, consequentemente, no fomento à empregabilidade”, disse.

Já a coordenadora geral de Educação da Fiocruz destacou que a Semana da Pós do IOC é um momento contributivo para toda instituição, sobretudo pela liderança dos estudantes no processo de organização. 

“Os temas dessa edição são pauta das nossas articulações intra e extramuros. Desejo que tenham discussões produtivas e colaborativas”, comentou.

Por fim, a representante discente chamou atenção para alguns tópicos da programação e convidou os estudantes a participarem das atividades.

“Temos dez salas para apresentação de trabalhos da Jornada Jovens Talentos, voltamos com as tradicionais mesas científicas e elaboramos um painel de empregabilidade. Então, participem, tirem dúvidas e levantem questões”, reforçou.

A programação contou, ainda, com uma homenagem aos profissionais e setores que contribuíram – e contribuem – para a realização do evento.

Com a palavra, os ex-representantes discentes

A comissão organizadora reuniu ex-representantes discentes do Instituto no painel ‘10ª edição da Semana de Pós-graduação do IOC – retrospectiva das Edições’, realizado também no primeiro dia de atividades.

Os participantes relataram experiências e conquistas durante o período em que estiveram à frente da representação discente. Foto: Ricardo Schmidt   

Na ocasião, Maria Fantinatti (2014-2016), João Paulo Sales (2018-2020) e Samuel Horita (2020-2022) relembraram um pouco de suas trajetórias à frente da organização do evento.

A criação do Programa de Estágio de Docência e do Sistema de Avaliação de Disciplinas; a apresentação da Comissão de Valorização da Relações Interpessoais do Instituto; e a primeira e única edição realizada totalmente em ambiente virtual foram algumas das experiências e conquistas relatadas pelos ex-representantes.

Bate-papo com os(as) coordenadores(as)

A mesa ‘Desafios, perspectivas e o fechamento da avaliação quadrienal da CAPES 2020-2024’, composta pelos coordenadores dos sete Programas Stricto sensu do IOC, abriu espaço para que os estudantes levantassem questionamentos e comentários sobre temas que tangenciam a situação acadêmica, sobretudo no que diz respeito a políticas de permanência estudantil e a propostas de internacionalização dos programas de pós-graduação.

Durante a tradicional mesa com os coordenadores, os discentes levantaram questões importantes para a pós-graduação. Foto: Ricardo Schmidt   

A atividade foi realizada no período da tarde e reuniu cerca de cem estudantes, que, além do bate-papo com os coordenadores, puderam conhecer um pouco mais sobre os Programas do Instituto. 

Avanços no Ensino e na Pesquisa, atenção ao discente e workshops

O segundo dia de programação (10) começou com a mesa ‘Avanços do IOC no Ensino e na Pesquisa’, que reuniu a vice-diretora adjunta de Ensino, Norma Brandão, o representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz (APG-Fiocruz/RJ), Luis Ventura, e as profissionais do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz), Viviane Pinheiro e Marianna Araujo.

Norma Brandão e Luis Ventura apresentaram algumas conquistas e incentivaram os estudantes a encaminhar demandas para a APG, respectivamente. Foto: Ricardo Schmidt   

“A ideia é conversar, ouvir o que vocês têm a dizer. Tenho certeza de que essa conversa servirá de insumo para o Fórum de Alunos de Pós-graduação do IOC”, esclareceu Norma logo no início da apresentação para, na sequência, destacar algumas conquistas e projetos em andamento no âmbito do Ensino.

A ferramenta ACOLHE IOC, que tem como objetivo promover acolhimento de situações desarmônicas entre profissionais e estudantes, visando a melhoria das relações interpessoais nos ambientes de trabalho e ensino do IOC, e o recém-lançado ‘ACOLHE Discente’, serviço de escuta e troca direcionado às situações de ensino e aprendizagem, buscando aprimorar as relações ‘orientador-orientando’, foram os destaques apontados pela vice-diretora. 

Norma também falou sobre a nova conduta da Vice de Ensino em relação à distribuição das bolsas entre os Programas de Pós-graduação.

“A disparidade no quantitativo de bolsas destinado aos programas sempre foi ponto de discussão. Agora, estamos fazendo uma gestão compartilhada desses recursos, o que oferece mais flexibilidade tanto para a Vice-Diretoria quanto para os próprios cursos”, explicou. 

Como projetos em andamento, Norma destacou a revisão do Guia do Aluno, as mudanças no processo de extensão e de qualificação profissional e as adaptações infraestruturais para ofertar cada vez mais atividades em formato híbrido (presencial e virtual).

Na sequência, Luis Ventura destacou a importância de o corpo discente questionar como a instituição vem conduzindo a relação ensino, trabalho, pesquisa e saúde mental e incentivou o grupo a encaminhar demandas para a APG.

“É importante que vocês apontem para a Associação o que pode ser aprimorado na Fiocruz”, disse.

As representantes do CAD apresentaram um pouco do trabalho realizado pelo Centro de Apoio.

Viviane e Marianna destacaram como palavras balizadoras do CAD o ‘acolhimento' e o 'diálogo’. Foto: Ricardo Schmidt  

“Vamos trazer uma reflexão para vocês: nesse percurso acadêmico, quais foram as principais dificuldades? Quais soluções foram plausíveis para resolver esses problemas? Entre as soluções, quais palavras vêm à cabeça de vocês?”, provocaram as representantes Viviane e Marianna, acrescentando que as palavras balizadoras do CAD são ‘acolhimento e diálogo’. 

A parte da tarde foi destinada à realização de doze workshops, cujos temas foram desde sistema Braille, passando pela relação entre a Inteligência Artificial e a pós-graduação, até negacionismo científico e educação popular em saúde.

Estudantes elaboram a carta com demandas e sugestões

No dia 10, foi realizado o 16º Fórum de Integração dos Alunos de Pós-graduação do Instituto, momento em que os discentes discutem e estruturam a carta que será encaminhada à Diretoria do Instituto, contendo os principais questionamentos e sugestões levantados pelos alunos.

Entre as sugestões, os estudantes destacaram a necessidade de um prédio destinado exclusivamente para as atividades de ensino. Foto: Ricardo Schmidt   

“Se todos estiverem de acordo, vamos encaminhar a carta não apenas para a Diretoria e Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, mas também para a Presidência da Fiocruz”, propôs a representação discente. A decisão foi aprovada por unanimidade pelos estudantes.

Durante o encontro, um documento preliminar elaborado pela representação discente dos Programas de Pós Stricto sensu, com base nos apontamentos feitos no Fórum de 2020, foi apresentado, discutido e aprovado pelos presentes.

Quanto aos apontamentos e sugestões, os estudantes destacaram a necessidade de um prédio destinado exclusivamente para as atividades de ensino do Instituto, de concessão de um novo espaço equipado para os Laboratórios afetados pelo incêndio no Pavilhão Lauro Travassos, de aumento da oferta de cursos de formação em línguas estrangeiras para os discentes, de mapeamento periódico de novos temas de disciplinas que abranjam os projetos dos estudantes, entre outros.

A carta final foi apresentada aos estudantes durante o encerramento da Semana da Pós, no dia 13 de setembro.

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)