Com website, vÃdeos, livros, revista em quadrinhos, cartilha e outros formatos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) disponibiliza uma série de produtos e iniciativas sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.
Produzidos por especialistas e profissionais com larga experiência no tema, os materiais trazem informações confiáveis para diferentes públicos e segmentos, de crianças a adultos, de profissionais de saúde a gestores.
A maioria dos produtos está disponÃvel para acesso e download gratuito online. Os livros podem ser adquiridos em formato digital ou em papel.
Confira abaixo os materiais disponÃveis e compartilhe informação confiável.
Infográfico didático apresenta informações sobre o mosquito Aedes aegypti e traz a proposta de interromper o ciclo de vida do mosquito para reduzir a transmissão de arboviroses, como dengue, Zika e Chikungunya. Acesse aqui.
O site do projeto ’10 minutos contra o Aedes’ apresenta a proposta elaborada por especialistas do IOC para conter a reprodução do mosquito, com vistorias semanais de 10 minutos nas residências. Cartaz e folder com orientações sobre como identificar e eliminar os criadouros do vetor estão disponÃveis para download.
A revista em quadrinhos ‘Os defensores do prédio das Laranjeiras em: que mosquito é esse’ conta a história de um trio de crianças que se une para eliminar focos do Aedes no seu edifÃcio. A HQ apresenta conceitos cientÃficos com uma trama de aventura voltada para o público infantojuvenil. Elaborada por pesquisadores do IOC e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), a HQ está disponÃvel para download gratuito.
Três crianças são os personagens principais da cartilha ‘As aventuras dos pequenos mosqueteiros contra dengue, Zika e chikungunya’, que traz explicações cientÃficas voltadas para o público infantil e brincadeiras, como jogo dos sete erros e caça-palavras. DisponÃvel para download gratuito, a publicação foi desenvolvida pelo Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores da Fundação Oswaldo Cruz (Nosmove/Fiocruz).
Dois fascÃculos da coleção ‘ComCiência na escola’ apresentam sugestões de atividades lúdicas sobre o Aedes e a dengue que podem ser desenvolvidas por professores em sala de aula. O ‘FascÃculo 4: Dengue I - Brincando para descobrir novidades’ é indicado para o ensino fundamental. O ‘FascÃculo 5: Dengue II - O caminho do vÃrus da dengue’ é sugerido para o terceiro e o quarto ciclos do ensino fundamental, além do ensino médio.
De forma simples e objetiva, o vÃdeo ‘Aedes em 2 minutos’ apresenta o mosquito que representa um imenso desafio para a saúde pública. Com imagens do inseto e animações, o vÃdeo produzido pelo IOC aborda as origens e caracterÃsticas do vetor, além de medidas para controlar sua reprodução.
Em videoaulas online, pesquisadores do IOC falam sobre a história e a biologia do Aedes, o comportamento do mosquito e formas de combatê-lo, além de abordar temas como mitos e verdades e a diferença do pernilongo. Com infográficos e animações, o projeto ‘Aedes aegypti: introdução aos aspectos cientÃficos do vetor’ é voltado para professores, estudantes, profissionais de comunicação e outros interessados no tema.
Desenvolvido pelo IOC e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o painel de arboviroses do estado facilita a visualização dos dados sobre as doenças transmitidas pelo Aedes nos 92 municÃpios fluminenses. Além de números de casos, internações e óbitos, são apresentados indicadores, gráficos e mapas, que ajudam a detectar tendências e identificar áreas prioritárias para ações de vigilância e controle do vetor.
O livro ‘Aedes de A a Z’ aborda os principais aspectos históricos e sociais que fazem deste vetor um dos mais difÃceis de se controlar. Escrita por profissionais do IOC e do Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas), a publicação apresenta um panorama sobre o vetor, com linguagem acessÃvel, esclarecendo dúvidas e estimulando a reflexão. O livro pode ser adquirido através da Editora Fiocruz ou da plataforma Scielo Livros nos formatos fÃsico ou digital.
Ganhador do Prêmio Abeu e indicado ao Prêmio Jabuti em 2016, o livro ‘Dengue: teorias e práticas’ sistematiza o conhecimento disperso na literatura e traça um panorama histórico da dengue, abordando aspectos cientÃficos, clÃnicos, sociais e comunicacionais. Em 458 páginas, a obra traz contribuições de 36 autores. O livro está disponÃvel para compra, em formato fÃsico ou digital, no site Editora Fiocruz ou na plataforma Scielo Livros.
Três documentários produzidos pelo IOC revelam detalhes sobre os mosquitos Aedes. O filme ‘O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti’ reúne imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do vetor. O vÃdeo obteve reconhecimento em festivais internacionais em Cuba, Espanha, Grécia e República Tcheca. O filme de 10 minutos pode ser assistido em português, espanhol e inglês.
O documentário ‘Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma ameaça nos trópicos’ aborda duas espécies transmissoras de doenças, revelando suas diferentes caracterÃsticas. Medidas de prevenção são descritas no vÃdeo produzido pelo IOC, que foi vencedor de premiações em Cuba, Argentina, Chile e Espanha. Com duração de 20 minutos, a produção está disponÃvel online em português, espanhol e inglês.
O filme 'Conhecendo os mosquitos Aedes, transmissores de arbovÃrus' apresenta os mosquitos Aedes aegypti, Aedes albopictus e Aedes polynesiensis, transmissores de arboviroses ao redor do mundo. Com 40 minutos de duração, o documentário conta com informações cientÃficas adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica e colaboração de especialistas. O vÃdeo tem versões em português, espanhol e inglês.
Com website, vÃdeos, livros, revista em quadrinhos, cartilha e outros formatos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) disponibiliza uma série de produtos e iniciativas sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya.Â
Produzidos por especialistas e profissionais com larga experiência no tema, os materiais trazem informações confiáveis para diferentes públicos e segmentos, de crianças a adultos, de profissionais de saúde a gestores.Â
A maioria dos produtos está disponÃvel para acesso e download gratuito online. Os livros podem ser adquiridos em formato digital ou em papel.Â
Confira abaixo os materiais disponÃveis e compartilhe informação confiável.Â
Infográfico didático apresenta informações sobre o mosquito Aedes aegypti e traz a proposta de interromper o ciclo de vida do mosquito para reduzir a transmissão de arboviroses, como dengue, Zika e Chikungunya. Acesse aqui.
O site do projeto ’10 minutos contra o Aedes’ apresenta a proposta elaborada por especialistas do IOC para conter a reprodução do mosquito, com vistorias semanais de 10 minutos nas residências. Cartaz e folder com orientações sobre como identificar e eliminar os criadouros do vetor estão disponÃveis para download.
A revista em quadrinhos ‘Os defensores do prédio das Laranjeiras em: que mosquito é esse’ conta a história de um trio de crianças que se une para eliminar focos do Aedes no seu edifÃcio. A HQ apresenta conceitos cientÃficos com uma trama de aventura voltada para o público infantojuvenil. Elaborada por pesquisadores do IOC e do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), a HQ está disponÃvel para download gratuito.
Três crianças são os personagens principais da cartilha ‘As aventuras dos pequenos mosqueteiros contra dengue, Zika e chikungunya’, que traz explicações cientÃficas voltadas para o público infantil e brincadeiras, como jogo dos sete erros e caça-palavras. DisponÃvel para download gratuito, a publicação foi desenvolvida pelo Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores da Fundação Oswaldo Cruz (Nosmove/Fiocruz).
Dois fascÃculos da coleção ‘ComCiência na escola’ apresentam sugestões de atividades lúdicas sobre o Aedes e a dengue que podem ser desenvolvidas por professores em sala de aula. O ‘FascÃculo 4: Dengue I - Brincando para descobrir novidades’ é indicado para o ensino fundamental. O ‘FascÃculo 5: Dengue II - O caminho do vÃrus da dengue’ é sugerido para o terceiro e o quarto ciclos do ensino fundamental, além do ensino médio.
De forma simples e objetiva, o vÃdeo ‘Aedes em 2 minutos’ apresenta o mosquito que representa um imenso desafio para a saúde pública. Com imagens do inseto e animações, o vÃdeo produzido pelo IOC aborda as origens e caracterÃsticas do vetor, além de medidas para controlar sua reprodução.
Em videoaulas online, pesquisadores do IOC falam sobre a história e a biologia do Aedes, o comportamento do mosquito e formas de combatê-lo, além de abordar temas como mitos e verdades e a diferença do pernilongo. Com infográficos e animações, o projeto ‘Aedes aegypti: introdução aos aspectos cientÃficos do vetor’ é voltado para professores, estudantes, profissionais de comunicação e outros interessados no tema.
Desenvolvido pelo IOC e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o painel de arboviroses do estado facilita a visualização dos dados sobre as doenças transmitidas pelo Aedes nos 92 municÃpios fluminenses. Além de números de casos, internações e óbitos, são apresentados indicadores, gráficos e mapas, que ajudam a detectar tendências e identificar áreas prioritárias para ações de vigilância e controle do vetor.
O livro ‘Aedes de A a Z’ aborda os principais aspectos históricos e sociais que fazem deste vetor um dos mais difÃceis de se controlar. Escrita por profissionais do IOC e do Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas), a publicação apresenta um panorama sobre o vetor, com linguagem acessÃvel, esclarecendo dúvidas e estimulando a reflexão. O livro pode ser adquirido através da Editora Fiocruz ou da plataforma Scielo Livros nos formatos fÃsico ou digital.
Ganhador do Prêmio Abeu e indicado ao Prêmio Jabuti em 2016, o livro ‘Dengue: teorias e práticas’ sistematiza o conhecimento disperso na literatura e traça um panorama histórico da dengue, abordando aspectos cientÃficos, clÃnicos, sociais e comunicacionais. Em 458 páginas, a obra traz contribuições de 36 autores. O livro está disponÃvel para compra, em formato fÃsico ou digital, no site Editora Fiocruz ou na plataforma Scielo Livros.
Três documentários produzidos pelo IOC revelam detalhes sobre os mosquitos Aedes. O filme ‘O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti’ reúne imagens reais e virtuais que descrevem o ciclo de vida do vetor. O vÃdeo obteve reconhecimento em festivais internacionais em Cuba, Espanha, Grécia e República Tcheca. O filme de 10 minutos pode ser assistido em português, espanhol e inglês.Â
O documentário ‘Aedes aegypti e Aedes albopictus – Uma ameaça nos trópicos’ aborda duas espécies transmissoras de doenças, revelando suas diferentes caracterÃsticas. Medidas de prevenção são descritas no vÃdeo produzido pelo IOC, que foi vencedor de premiações em Cuba, Argentina, Chile e Espanha. Com duração de 20 minutos, a produção está disponÃvel online em português, espanhol e inglês.
O filme 'Conhecendo os mosquitos Aedes, transmissores de arbovÃrus' apresenta os mosquitos Aedes aegypti, Aedes albopictus e Aedes polynesiensis, transmissores de arboviroses ao redor do mundo. Com 40 minutos de duração, o documentário conta com informações cientÃficas adquiridas por meio de pesquisa bibliográfica e colaboração de especialistas. O vÃdeo tem versões em português, espanhol e inglês.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)