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Como escrever e/ou revisar artigos científicos?

A pergunta foi respondida durante a primeira etapa do Curso internacional de redação e revisão de artigos, realizada no dia 16/9
Por Kadu Cayres26/09/2024 - Atualizado em 01/10/2024

A Coordenação de Cooperação Institucional (CCI) e o Grupo de Trabalho de Internacionalização do Ensino (GT-IE), ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), realizaram, no dia 16 de setembro, o ‘International course on writing and reviewing scientific manuscripts: do’s and dont’s’.

O curso deu ênfase aos aspectos metodológicos e à avaliação de resultados e conclusões dos estudos. Foto: Gutemberg 

Ministrada por Giorgia Sulis, professora assistente da Escola de Epidemiologia e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa (Canadá), a atividade apresentou aos cerca de 25 participantes um pouco da aplicação prática dos conceitos epidemiológicos para a avaliação crítica de artigos científicos. Além disso, deu ênfase aos aspectos metodológicos e à avaliação de resultados e conclusões dos estudos, em consonância com os princípios éticos da pesquisa clínica.

“Ao integrar uma gama de abordagens metodológicas, buscamos, com o curso, gerar novas e oportunas evidências que contribuirão para a tomada de decisão e ajudarão a aprimorar a capacidade crítica na avaliação de trabalhos científicos, capacitando os estudantes a melhorar suas habilidades de redação científica”, declarou Giorgia.

Giorgia destacou que gerar novas e oportunas evidências contribuiu para a tomada de decisão e ajuda a aprimorar a capacidade crítica na avaliação de trabalhos científicos. Foto: Gutemberg Brito

Para a coordenadora de Cooperação Institucional do Instituto, Anna Cristina Calçada, o curso se enquadrou nos propósitos da promoção da internacionalização do Ensino no IOC, proporcionando aos pós-graduandos a oportunidade de aprimoramento em um tema fundamental para todos eles, independentemente da área de pesquisa.

“Apropriar-se de conceitos fundamentais sobre como redigir um artigo científico e como ser capaz de avaliar trabalhos realizados por pares quando nos encontramos na função de revisor é fundamental na formação de futuros pesquisadores”, acrescentou.

A coordenadora do GT-IE e do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC, Vanessa Salete de Paula, reiterou a fala de Anna Cristina, destacando que o curso trouxe a visão geral dos revisores de artigos e contou com dicas de como aprimorar a escrita e a apresentação crítica dos resultados.

“A atividade ter sido ministrada pela professora Giorgia reforçou a importância da internacionalização como algo além da mobilidade. Uma internacionalização que permite a docentes, discentes e demais profissionais interagir com instituições renomadas, como a Universidade de Ottawa, que tem interesse em colaborar com os Programas de Pós-graduação do Instituto”, disse.

O curso conta em duas fases. A primeira foi realizada no dia 16, e a segunda será composta por cinco encontros online.

Atividade reuniu cerca de 25 participantes. Foto: Gutemberg Brito

Participante da primeira fase, Rebecca Mcauchar, mestranda da Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC, destacou como principais pontos da atividade a identificação de revistas predatórias e os riscos associados ao submeter trabalhos a elas e, consequentemente, o impacto desse tipo de publicação no desenvolvimento acadêmico.

“Também aprendemos sobre a importância de uma comunicação respeitosa e clara com o corpo editorial das revistas, reconhecendo o papel de cada profissional envolvido, e sobre como o comportamento nas relações de trabalho em pesquisa pode impactar no progresso do pós-graduando. Estou com grandes expectativas para a segunda etapa”, completou.

Ao todo, doze participantes da fase presencial foram selecionados para a etapa on-line, que acontecerá ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro.

 

A pergunta foi respondida durante a primeira etapa do Curso internacional de redação e revisão de artigos, realizada no dia 16/9
Por: 
kadu

A Coordenação de Cooperação Institucional (CCI) e o Grupo de Trabalho de Internacionalização do Ensino (GT-IE), ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), realizaram, no dia 16 de setembro, o ‘International course on writing and reviewing scientific manuscripts: do’s and dont’s’.

O curso deu ênfase aos aspectos metodológicos e à avaliação de resultados e conclusões dos estudos. Foto: Gutemberg 

Ministrada por Giorgia Sulis, professora assistente da Escola de Epidemiologia e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Ottawa (Canadá), a atividade apresentou aos cerca de 25 participantes um pouco da aplicação prática dos conceitos epidemiológicos para a avaliação crítica de artigos científicos. Além disso, deu ênfase aos aspectos metodológicos e à avaliação de resultados e conclusões dos estudos, em consonância com os princípios éticos da pesquisa clínica.

“Ao integrar uma gama de abordagens metodológicas, buscamos, com o curso, gerar novas e oportunas evidências que contribuirão para a tomada de decisão e ajudarão a aprimorar a capacidade crítica na avaliação de trabalhos científicos, capacitando os estudantes a melhorar suas habilidades de redação científica”, declarou Giorgia.

Giorgia destacou que gerar novas e oportunas evidências contribuiu para a tomada de decisão e ajuda a aprimorar a capacidade crítica na avaliação de trabalhos científicos. Foto: Gutemberg Brito

Para a coordenadora de Cooperação Institucional do Instituto, Anna Cristina Calçada, o curso se enquadrou nos propósitos da promoção da internacionalização do Ensino no IOC, proporcionando aos pós-graduandos a oportunidade de aprimoramento em um tema fundamental para todos eles, independentemente da área de pesquisa.

“Apropriar-se de conceitos fundamentais sobre como redigir um artigo científico e como ser capaz de avaliar trabalhos realizados por pares quando nos encontramos na função de revisor é fundamental na formação de futuros pesquisadores”, acrescentou.

A coordenadora do GT-IE e do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC, Vanessa Salete de Paula, reiterou a fala de Anna Cristina, destacando que o curso trouxe a visão geral dos revisores de artigos e contou com dicas de como aprimorar a escrita e a apresentação crítica dos resultados.

“A atividade ter sido ministrada pela professora Giorgia reforçou a importância da internacionalização como algo além da mobilidade. Uma internacionalização que permite a docentes, discentes e demais profissionais interagir com instituições renomadas, como a Universidade de Ottawa, que tem interesse em colaborar com os Programas de Pós-graduação do Instituto”, disse.

O curso conta em duas fases. A primeira foi realizada no dia 16, e a segunda será composta por cinco encontros online.

Atividade reuniu cerca de 25 participantes. Foto: Gutemberg Brito

Participante da primeira fase, Rebecca Mcauchar, mestranda da Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC, destacou como principais pontos da atividade a identificação de revistas predatórias e os riscos associados ao submeter trabalhos a elas e, consequentemente, o impacto desse tipo de publicação no desenvolvimento acadêmico.

“Também aprendemos sobre a importância de uma comunicação respeitosa e clara com o corpo editorial das revistas, reconhecendo o papel de cada profissional envolvido, e sobre como o comportamento nas relações de trabalho em pesquisa pode impactar no progresso do pós-graduando. Estou com grandes expectativas para a segunda etapa”, completou.

Ao todo, doze participantes da fase presencial foram selecionados para a etapa on-line, que acontecerá ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro.

 

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)