Pelo sétimo ano seguido, a campanha de combate ao Aedes aegypti lançada neste verão pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) é inspirada nos conceitos do projeto 10 Minutos Contra o Aedes, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Desta vez, a ação apresenta o herói mirim Dezinho, um menino carioca que busca ensinar a todos que bastam dez minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em casa. Desenhado pelo ilustrador e designer Luciano Freitas, da Secretaria estadual de Saúde fluminense, o personagem protagoniza diversos materiais de campanha, como panfletos, tirinhas em quadrinhos e um jogo dos dez erros.
Segundo a pasta, o herói pode ser utilizado por prefeituras e outros órgãos em suas ações de mobilização contra o mosquito.
O material da campanha está disponível para download com licença Criative Commons, sem limitações de direitos autorais, no site www.riocontraoaedes.com.br.
Lançado em 2011, o projeto idealizado por pesquisadores e profissionais de Comunicação do IOC é baseado em uma ideia simples: basta utilizar 10 minutos por semana para a realização de uma vistoria para evitar a proliferação do A. aegypti no ambiente doméstico.
A intervenção periódica é suficiente para interromper o ciclo de vida do mosquito, que leva de 7 a 10 dias para se desenvolver do ovo até a forma adulta.
Para orientar a população, um guia de checagem que destaca alguns dos criadouros mais comuns nas residências foi elaborado pelos especialistas, incluindo itens como caixa d'água, calha e bandeja de ar condicionado.
O material aponta as principais medidas para eliminar esses possíveis focos e contém uma tabela para auxiliar na checagem semanal.
Pelo sétimo ano seguido, a campanha de combate ao Aedes aegypti lançada neste verão pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) é inspirada nos conceitos do projeto 10 Minutos Contra o Aedes, desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Desta vez, a ação apresenta o herói mirim Dezinho, um menino carioca que busca ensinar a todos que bastam dez minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em casa. Desenhado pelo ilustrador e designer Luciano Freitas, da Secretaria estadual de Saúde fluminense, o personagem protagoniza diversos materiais de campanha, como panfletos, tirinhas em quadrinhos e um jogo dos dez erros.
Segundo a pasta, o herói pode ser utilizado por prefeituras e outros órgãos em suas ações de mobilização contra o mosquito.
O material da campanha está disponível para download com licença Criative Commons, sem limitações de direitos autorais, no site www.riocontraoaedes.com.br.
Lançado em 2011, o projeto idealizado por pesquisadores e profissionais de Comunicação do IOC é baseado em uma ideia simples: basta utilizar 10 minutos por semana para a realização de uma vistoria para evitar a proliferação do A. aegypti no ambiente doméstico.
A intervenção periódica é suficiente para interromper o ciclo de vida do mosquito, que leva de 7 a 10 dias para se desenvolver do ovo até a forma adulta.
Para orientar a população, um guia de checagem que destaca alguns dos criadouros mais comuns nas residências foi elaborado pelos especialistas, incluindo itens como caixa d'água, calha e bandeja de ar condicionado.
O material aponta as principais medidas para eliminar esses possíveis focos e contém uma tabela para auxiliar na checagem semanal.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)