A reflexão e o debate sobre práticas pedagógicas estiveram em foco nas atividades do Curso Internacional em “Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina: utopia, esperança e práxis no centenário Paulo Freire”.
Em sua quarta edição, e primeira desenvolvida em ambiente virtual, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no âmbito da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, para a coordenação das aulas online. O curso é uma criação do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Durante seis semanas, foram discutidos temas de relevância atual como a educação no sistema público de ensino, concepções gerais de Paulo Freire, a ecologia política na América Latina e a educação e a saúde sob o olhar de populações tradicionais.
Especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais marcaram presença nos encontros. Do IOC, participaram a diretora do Instituto, Tania Araujo-Jorge, e os vice-diretores Ademir Martins (Ensino, Informação e Comunicação) e Luciana Garzoni (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
Ao todo, o curso teve mais de 2.270 alunos inscritos. Entre eles, 2136 brasileiros de 477 cidades de todas as unidades federativas, e 39 alunos estrangeiros de diferentes países da América Latina e Europa.
No último encontro, a pesquisadora do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, Clélia Christina Mello Silva, que integrou a coordenação da iniciativa, destacou a importância da educação ambiental e a convergência das mais diferentes áreas. “Que possamos viver a arte, fazer ciência e tornar viva a vida e a obra do nosso querido Paulo Freire”, afirmou.
25/09 – Paulo Freire: Ciência, educação, saúde e o sistema público
02/10 – Territoriania, terrexistências, lutas emancipatórias e Esperançar e saúde
09/10 – Educação e saúde sob o olhar de Populações tradicionais, Educação ambiental, saúde e Paulo Freire
16/10 – Ecologia Política e a Pedagogia dos Conflitos Ambientais | Saúde, ambiente e territorialidade
23/10 – Educação Ambiental desde el Sur: experiências, interfaces com a saúde, insurgências e esperanças
30/10 – Educador artístico ambiental e Paulo Freire
A reflexão e o debate sobre práticas pedagógicas estiveram em foco nas atividades do Curso Internacional em “Educação Ambiental de Base Comunitária e Ecologia Política na América Latina: utopia, esperança e práxis no centenário Paulo Freire”.
Em sua quarta edição, e primeira desenvolvida em ambiente virtual, a iniciativa contou com a parceria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no âmbito da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, para a coordenação das aulas online. O curso é uma criação do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Durante seis semanas, foram discutidos temas de relevância atual como a educação no sistema público de ensino, concepções gerais de Paulo Freire, a ecologia política na América Latina e a educação e a saúde sob o olhar de populações tradicionais.
Especialistas de diversas instituições nacionais e internacionais marcaram presença nos encontros. Do IOC, participaram a diretora do Instituto, Tania Araujo-Jorge, e os vice-diretores Ademir Martins (Ensino, Informação e Comunicação) e Luciana Garzoni (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).
Ao todo, o curso teve mais de 2.270 alunos inscritos. Entre eles, 2136 brasileiros de 477 cidades de todas as unidades federativas, e 39 alunos estrangeiros de diferentes países da América Latina e Europa.
No último encontro, a pesquisadora do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, Clélia Christina Mello Silva, que integrou a coordenação da iniciativa, destacou a importância da educação ambiental e a convergência das mais diferentes áreas. “Que possamos viver a arte, fazer ciência e tornar viva a vida e a obra do nosso querido Paulo Freire”, afirmou.
25/09 – Paulo Freire: Ciência, educação, saúde e o sistema público
02/10 – Territoriania, terrexistências, lutas emancipatórias e Esperançar e saúde
09/10 – Educação e saúde sob o olhar de Populações tradicionais, Educação ambiental, saúde e Paulo Freire
16/10 – Ecologia Política e a Pedagogia dos Conflitos Ambientais | Saúde, ambiente e territorialidade
23/10 – Educação Ambiental desde el Sur: experiências, interfaces com a saúde, insurgências e esperanças
30/10 – Educador artístico ambiental e Paulo Freire
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)