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Educação, arte, ciência e ambiente

Diretoria dialoga com instituição da Região Serrana do Rio de Janeiro para consolidação de parceria
Por Jornalismo IOC07/06/2024 - Atualizado em 20/06/2024

As interfaces entre educação, arte, ciência e ambiente são o foco central de recentes interlocuções estabelecidas entre a Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Educação Superior Pró-Saber, organização não-governamental que há quase 40 anos desenvolve ações no tema.

Enquanto faculdade gratuita de caráter particular, o Pró-Saber forma professores que trabalham em creches localizadas em comunidades do Rio de Janeiro. Além da graduação no curso normal superior, a instituição oferece pós-graduação em psicopedagogia e clínica psicopedagógica. O foco da entidade é a valorização da educação, por meio da formação de professores e da educação infantil de qualidade, considerando a solução do analfabetismo como pilar para a redução das desigualdades no Brasil.

O pontapé para os entendimentos entre o IOC e a entidade foi a visita à Escola de Educação Integral Padre Quinha, que aplica a metodologia do Pró-Saber. A escola fica localizada no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, e ocupa amplo espaço verde, integrado ao bioma local. O destaque fica por conta das ações de educação ambiental, com aplicação prática dos preceitos da ecologia integral, que contempla as dimensões ambiental, econômica, social e cultural.

Comitiva do IOC visitou a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Foto: Divulgação

A comitiva do IOC destacada para a incursão, realizada no dia 22 de maio, foi composta pela vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luciana Garzoni, e a coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação, Aline Morais.

“O movimento de aproximação com a iniciativa Pró-Saber é parte das novas atividades de integração com outros setores da sociedade, tendo em vista a possibilidade de maior cooperação e oportunidades de inovação”, disse a vice-diretora.

Luciana explicou que um conjunto de ações já em andamento no Instituto será o alicerce para a cooperação em vias de ser estabelecida com a Pró-Saber.

Segundo ela, a equipe da Vice-Diretoria identificou potencial de cooperação em atividades de extensão desenvolvidas pelo Instituto por meio do Programa IOC + Escolas e da rede Ciência, Arte e Cidadania.

Também foi mapeado potencial de interação com Programas de Pós-graduação do Instituto e no âmbito da colaboração do IOC com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Escola de Educação Integral Padre Quinha aplica a metodologia do Pró-Saber e conta com atividades de educação ambiental. Foto: Divulgação

A comitiva do IOC foi recebida pela reitora do Pró-Saber, Maria Cecília Almeida e Silva, com as presenças de João Marcos Almeida e Silva, coordenador de projetos socioambientais, e do artista plástico Luiz Aquila, expressivo representante da chamada nova pintura brasileira, que marcou as artes visuais da década de 1980 no país, e ex-diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

“A parceria entre as instituições tem potencial para contribuir na construção de uma proposta conjunta e inovadora a partir de uma educação artecientífica, visando à promoção da saúde socioambiental, em uma perspectiva emancipatória para a transformação de um mundo que se apresenta socioambientalmente doente”, sintetizou Luciana.

A vice-diretora reforçou, também, o aspecto estratégico de firmar parcerias para ações inovadoras que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nos diversos campos do saber científico em que o IOC está inserido.

De acordo com a reitora do Pró-Saber, a aproximação com o IOC poderá fortalecer a tríade Educação, Arte e Ciência, fundamental para uma educação humanista.

Já o artista plástico Luiz Aquila pontuou que, na atualidade, está delimitada uma assimetria: a ciência está muito mais próxima da arte do que a arte tem se aproximado da ciência.

“A ciência está mais imaginativa e criativa, e, às vezes, o mundo da arte está mais careta, formal e chato. Será ótima a proximidade dos artistas cientistas com os artistas especializados”, opinou.

Por sua vez, a coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do IOC, Aline Morais, destacou que o desenvolvimento de competências inovadoras pode trazer um olhar mais criativo que beneficiará o avanço das tecnologias geradas no Instituto.

“O IOC teve uma experiência muito feliz nesse sentido em 2023 com a Incubadora de Inovação, iniciativa que, através da abordagem ArtScience, contribuiu para uma atuação cooperativa em prol do desenvolvimento criativo de três projetos inovadores selecionados. A parceria com o Pró-Saber poderá contribuir na continuidade de iniciativas como essa”, reforçou.

*Com informações da Vice-Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC

Diretoria dialoga com instituição da Região Serrana do Rio de Janeiro para consolidação de parceria
Por: 
jornalismo

As interfaces entre educação, arte, ciência e ambiente são o foco central de recentes interlocuções estabelecidas entre a Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Educação Superior Pró-Saber, organização não-governamental que há quase 40 anos desenvolve ações no tema.

Enquanto faculdade gratuita de caráter particular, o Pró-Saber forma professores que trabalham em creches localizadas em comunidades do Rio de Janeiro. Além da graduação no curso normal superior, a instituição oferece pós-graduação em psicopedagogia e clínica psicopedagógica. O foco da entidade é a valorização da educação, por meio da formação de professores e da educação infantil de qualidade, considerando a solução do analfabetismo como pilar para a redução das desigualdades no Brasil.

O pontapé para os entendimentos entre o IOC e a entidade foi a visita à Escola de Educação Integral Padre Quinha, que aplica a metodologia do Pró-Saber. A escola fica localizada no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, e ocupa amplo espaço verde, integrado ao bioma local. O destaque fica por conta das ações de educação ambiental, com aplicação prática dos preceitos da ecologia integral, que contempla as dimensões ambiental, econômica, social e cultural.

Comitiva do IOC visitou a Escola de Educação Integral Padre Quinha, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis. Foto: Divulgação

A comitiva do IOC destacada para a incursão, realizada no dia 22 de maio, foi composta pela vice-diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Luciana Garzoni, e a coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação, Aline Morais.

“O movimento de aproximação com a iniciativa Pró-Saber é parte das novas atividades de integração com outros setores da sociedade, tendo em vista a possibilidade de maior cooperação e oportunidades de inovação”, disse a vice-diretora.

Luciana explicou que um conjunto de ações já em andamento no Instituto será o alicerce para a cooperação em vias de ser estabelecida com a Pró-Saber.

Segundo ela, a equipe da Vice-Diretoria identificou potencial de cooperação em atividades de extensão desenvolvidas pelo Instituto por meio do Programa IOC + Escolas e da rede Ciência, Arte e Cidadania.

Também foi mapeado potencial de interação com Programas de Pós-graduação do Instituto e no âmbito da colaboração do IOC com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Escola de Educação Integral Padre Quinha aplica a metodologia do Pró-Saber e conta com atividades de educação ambiental. Foto: Divulgação

A comitiva do IOC foi recebida pela reitora do Pró-Saber, Maria Cecília Almeida e Silva, com as presenças de João Marcos Almeida e Silva, coordenador de projetos socioambientais, e do artista plástico Luiz Aquila, expressivo representante da chamada nova pintura brasileira, que marcou as artes visuais da década de 1980 no país, e ex-diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

“A parceria entre as instituições tem potencial para contribuir na construção de uma proposta conjunta e inovadora a partir de uma educação artecientífica, visando à promoção da saúde socioambiental, em uma perspectiva emancipatória para a transformação de um mundo que se apresenta socioambientalmente doente”, sintetizou Luciana.

A vice-diretora reforçou, também, o aspecto estratégico de firmar parcerias para ações inovadoras que fortaleçam a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico nos diversos campos do saber científico em que o IOC está inserido.

De acordo com a reitora do Pró-Saber, a aproximação com o IOC poderá fortalecer a tríade Educação, Arte e Ciência, fundamental para uma educação humanista.

Já o artista plástico Luiz Aquila pontuou que, na atualidade, está delimitada uma assimetria: a ciência está muito mais próxima da arte do que a arte tem se aproximado da ciência.

“A ciência está mais imaginativa e criativa, e, às vezes, o mundo da arte está mais careta, formal e chato. Será ótima a proximidade dos artistas cientistas com os artistas especializados”, opinou.

Por sua vez, a coordenadora da Plataforma de Apoio à Pesquisa e Inovação do IOC, Aline Morais, destacou que o desenvolvimento de competências inovadoras pode trazer um olhar mais criativo que beneficiará o avanço das tecnologias geradas no Instituto.

“O IOC teve uma experiência muito feliz nesse sentido em 2023 com a Incubadora de Inovação, iniciativa que, através da abordagem ArtScience, contribuiu para uma atuação cooperativa em prol do desenvolvimento criativo de três projetos inovadores selecionados. A parceria com o Pró-Saber poderá contribuir na continuidade de iniciativas como essa”, reforçou.

*Com informações da Vice-Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)