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Evento aborda a presença da ciência em animações e histórias em quadrinhos

Quinta edição do 'Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências' destacou o uso acadêmico da cultura pop
Por Max Gomes31/10/2023 - Atualizado em 06/11/2023

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizada a quinta edição do “Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências”. Estiveram em foco, alguns dos temas científicos que são comumente abordados nas animações e histórias em quadrinhos, bem como o uso desses materiais em sala de aula.

Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento on-line foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências (AMSEC) do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos.

Assista às transmissões:

:: 25/10 — "Epistemologias alquímicas: ensino de ciências e discursos científicos em torno dos irmãos Elric"
O primeiro encontro explorou a dinâmica dos irmãos Elric, protagonistas do mangá e anime “Fullmetal Alchemist”, criados por Hiromu Arakawa. Entre os assuntos abordados, estava a instrumentalização de conceitos aprendidos no ensino superior e questões científicas que permeiam a narrativa do mangá/anime.

A apresentação foi realizada por Elbert Agostinho, doutor em Ciência, Tecnologia e Educação e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e fundador do Observatório Carioca de HQs.

:: 26/10 — “Quadrinhos: Ciências e Cultura Pop”
No segundo encontro, foram discutidas as diferentes formas que a ciência se faz presente nas histórias em quadrinhos e na cultura pop, seja ao explicar conceitos científicos, como a bomba atômica, ou por meio de personagens cujas origens estão intrinsecamente ligadas a elementos científicos, como superpoderes provenientes de acidentes com radiações gama.

A apresentação foi feita por Nobu Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA-USP).

:: 27/10 — "Mangás e Animes como fomentadores do interesse científico em sala de aula: algumas possibilidades"
O terceiro e último encontro apresentou temas científicos que estiveram presentes nas diferentes gerações de histórias em quadrinhos e animações japonesas, e promoveu discussões sobre oportunidades que essas histórias oferecem para o ambiente escolar, com recomendações de materiais que podem ser utilizados em sala de aula. A sessão foi conduzida por

Valéria Fernandes, doutora em História pela Universidade de Brasília, com experiência em questões de gênero nas histórias em quadrinhos.

 

*Imagem de capa: Escaneamento do volume 1 do mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa. Foto: Editora JBC

Quinta edição do 'Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências' destacou o uso acadêmico da cultura pop
Por: 
max.gomes

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizada a quinta edição do “Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências”. Estiveram em foco, alguns dos temas científicos que são comumente abordados nas animações e histórias em quadrinhos, bem como o uso desses materiais em sala de aula.

Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento on-line foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências (AMSEC) do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos.

Assista às transmissões:

:: 25/10 — "Epistemologias alquímicas: ensino de ciências e discursos científicos em torno dos irmãos Elric"
O primeiro encontro explorou a dinâmica dos irmãos Elric, protagonistas do mangá e anime “Fullmetal Alchemist”, criados por Hiromu Arakawa. Entre os assuntos abordados, estava a instrumentalização de conceitos aprendidos no ensino superior e questões científicas que permeiam a narrativa do mangá/anime.

A apresentação foi realizada por Elbert Agostinho, doutor em Ciência, Tecnologia e Educação e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e fundador do Observatório Carioca de HQs.

:: 26/10 — “Quadrinhos: Ciências e Cultura Pop”
No segundo encontro, foram discutidas as diferentes formas que a ciência se faz presente nas histórias em quadrinhos e na cultura pop, seja ao explicar conceitos científicos, como a bomba atômica, ou por meio de personagens cujas origens estão intrinsecamente ligadas a elementos científicos, como superpoderes provenientes de acidentes com radiações gama.

A apresentação foi feita por Nobu Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA-USP).

:: 27/10 — "Mangás e Animes como fomentadores do interesse científico em sala de aula: algumas possibilidades"
O terceiro e último encontro apresentou temas científicos que estiveram presentes nas diferentes gerações de histórias em quadrinhos e animações japonesas, e promoveu discussões sobre oportunidades que essas histórias oferecem para o ambiente escolar, com recomendações de materiais que podem ser utilizados em sala de aula. A sessão foi conduzida por

Valéria Fernandes, doutora em História pela Universidade de Brasília, com experiência em questões de gênero nas histórias em quadrinhos.

 

*Imagem de capa: Escaneamento do volume 1 do mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa. Foto: Editora JBC

Edição: 
Vinicius Ferreira

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)