Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizada a quinta edição do “Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências”. Estiveram em foco, alguns dos temas científicos que são comumente abordados nas animações e histórias em quadrinhos, bem como o uso desses materiais em sala de aula.
Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento on-line foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências (AMSEC) do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos.
Assista às transmissões:
:: 25/10 — "Epistemologias alquímicas: ensino de ciências e discursos científicos em torno dos irmãos Elric"
O primeiro encontro explorou a dinâmica dos irmãos Elric, protagonistas do mangá e anime “Fullmetal Alchemist”, criados por Hiromu Arakawa. Entre os assuntos abordados, estava a instrumentalização de conceitos aprendidos no ensino superior e questões científicas que permeiam a narrativa do mangá/anime.
A apresentação foi realizada por Elbert Agostinho, doutor em Ciência, Tecnologia e Educação e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e fundador do Observatório Carioca de HQs.
:: 26/10 — “Quadrinhos: Ciências e Cultura Pop”
No segundo encontro, foram discutidas as diferentes formas que a ciência se faz presente nas histórias em quadrinhos e na cultura pop, seja ao explicar conceitos científicos, como a bomba atômica, ou por meio de personagens cujas origens estão intrinsecamente ligadas a elementos científicos, como superpoderes provenientes de acidentes com radiações gama.
A apresentação foi feita por Nobu Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA-USP).
:: 27/10 — "Mangás e Animes como fomentadores do interesse científico em sala de aula: algumas possibilidades"
O terceiro e último encontro apresentou temas científicos que estiveram presentes nas diferentes gerações de histórias em quadrinhos e animações japonesas, e promoveu discussões sobre oportunidades que essas histórias oferecem para o ambiente escolar, com recomendações de materiais que podem ser utilizados em sala de aula. A sessão foi conduzida por
Valéria Fernandes, doutora em História pela Universidade de Brasília, com experiência em questões de gênero nas histórias em quadrinhos.
*Imagem de capa: Escaneamento do volume 1 do mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa. Foto: Editora JBC
Nos dias 25, 26 e 27 de outubro, foi realizada a quinta edição do “Encontro de Animê, Mangá, Ficção Científica e Cultura Pop no Ensino de Ciências”. Estiveram em foco, alguns dos temas científicos que são comumente abordados nas animações e histórias em quadrinhos, bem como o uso desses materiais em sala de aula.
Promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o evento on-line foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências (AMSEC) do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos.
Assista às transmissões:
:: 25/10 — "Epistemologias alquímicas: ensino de ciências e discursos científicos em torno dos irmãos Elric"
O primeiro encontro explorou a dinâmica dos irmãos Elric, protagonistas do mangá e anime “Fullmetal Alchemist”, criados por Hiromu Arakawa. Entre os assuntos abordados, estava a instrumentalização de conceitos aprendidos no ensino superior e questões científicas que permeiam a narrativa do mangá/anime.
A apresentação foi realizada por Elbert Agostinho, doutor em Ciência, Tecnologia e Educação e mestre em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e fundador do Observatório Carioca de HQs.
:: 26/10 — “Quadrinhos: Ciências e Cultura Pop”
No segundo encontro, foram discutidas as diferentes formas que a ciência se faz presente nas histórias em quadrinhos e na cultura pop, seja ao explicar conceitos científicos, como a bomba atômica, ou por meio de personagens cujas origens estão intrinsecamente ligadas a elementos científicos, como superpoderes provenientes de acidentes com radiações gama.
A apresentação foi feita por Nobu Chinen, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Observatório de Histórias em Quadrinhos (ECA-USP).
:: 27/10 — "Mangás e Animes como fomentadores do interesse científico em sala de aula: algumas possibilidades"
O terceiro e último encontro apresentou temas científicos que estiveram presentes nas diferentes gerações de histórias em quadrinhos e animações japonesas, e promoveu discussões sobre oportunidades que essas histórias oferecem para o ambiente escolar, com recomendações de materiais que podem ser utilizados em sala de aula. A sessão foi conduzida por
Valéria Fernandes, doutora em História pela Universidade de Brasília, com experiência em questões de gênero nas histórias em quadrinhos.
*Imagem de capa: Escaneamento do volume 1 do mangá Fullmetal Alchemist, de Hiromu Arakawa. Foto: Editora JBC
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)