Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: Notícias » O ensino da ciência através do entretenimento

O ensino da ciência através do entretenimento

A presença de animações japonesas e obras de ficção na educação científica foi o foco do “III Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências”
Por Max Gomes30/09/2021 - Atualizado em 30/09/2021

Os debates em torno do ensino da ciência ganharam novos traços nas quintas-feiras de setembro. Em sua terceira edição, o “Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências” reforçou a relação entre histórias em quadrinhos, animações japonesas, obras de ficção e a educação científica.

Transmitida pelo Canal Animê, Mangá e Sci-Fi no Ensino de Ciências, a série de seminários on-line discutiu temas como a zoologia presente em animes e mangás, a divulgação científica através das histórias em quadrinhos, além de arte, ciências e direitos humanos.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Assista aos seminários:

Primeiro encontro - 02/09

Elidiomar Ribeiro da Silva - “A Zoologia nos animes e mangás”
Natania A. S. Nogueira - “Pesquisa e educação – Zoologia, Ciências Humanas e mídias”

Segundo encontro - 09/09

Adriana Yumi Iwata - “Divulgando a ciência por meio dos mangás”
Thaiza Montine - “Em uma galáxia não tão distante...: química, ludicidade e quadrinhos”

Terceiro encontro - 16/09

Roberto de Sousa Causo - “Ficção científica hard em mangá... ou não tão hard assim”
Roberto Dalmo - “Arte, ciências e direitos humanos: a triforce de uma educação humanizada”

Quarto encontro - 23/09

Mauricio Pietrocola e Flavia Carvalho - “O voo de Ícaro: distopia nos jogos”

A presença de animações japonesas e obras de ficção na educação científica foi o foco do “III Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências”
Por: 
max.gomes

Os debates em torno do ensino da ciência ganharam novos traços nas quintas-feiras de setembro. Em sua terceira edição, o “Encontro de Animê, Mangá e Ficção Científica no Ensino de Ciências” reforçou a relação entre histórias em quadrinhos, animações japonesas, obras de ficção e a educação científica.

Transmitida pelo Canal Animê, Mangá e Sci-Fi no Ensino de Ciências, a série de seminários on-line discutiu temas como a zoologia presente em animes e mangás, a divulgação científica através das histórias em quadrinhos, além de arte, ciências e direitos humanos.

A iniciativa foi organizada pelo Grupo de Estudos Animê, Mangá e SciFi no Ensino de Ciências, do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Assista aos seminários:

Primeiro encontro - 02/09

Elidiomar Ribeiro da Silva - “A Zoologia nos animes e mangás”
Natania A. S. Nogueira - “Pesquisa e educação – Zoologia, Ciências Humanas e mídias”

Segundo encontro - 09/09

Adriana Yumi Iwata - “Divulgando a ciência por meio dos mangás”
Thaiza Montine - “Em uma galáxia não tão distante...: química, ludicidade e quadrinhos”

Terceiro encontro - 16/09

Roberto de Sousa Causo - “Ficção científica hard em mangá... ou não tão hard assim”
Roberto Dalmo - “Arte, ciências e direitos humanos: a triforce de uma educação humanizada”

Quarto encontro - 23/09

Mauricio Pietrocola e Flavia Carvalho - “O voo de Ícaro: distopia nos jogos”

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)