Em mais uma etapa de avanço na cooperação entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), docentes do IOC ofereceram o curso ‘Elaboração de projetos para pesquisa: ênfase no Ensino em Biociências e Saúde’ para técnicos administrativos em educação da instituição acreana.
Realizada entre 18 de março e 9 de abril, a qualificação profissional teve o objetivo de preparar os servidores da instituição para participar do processo seletivo da turma especial de mestrado da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, que será oferecida por meio do convênio entre IOC e Ifac.
O edital de seleção deve ser publicado ainda em abril. Está prevista oferta de 20 vagas, sendo 90% para o perfil dos técnicos administrativos e 10% para docentes.
“No primeiro convênio com o Ifac, oferecemos formação de doutorado para 19 docentes. Desta vez, a oportunidade será prioritariamente para trabalhadores técnico-administrativos, para que os profissionais que atuam na instituição tenham melhoria da sua qualificação na área de ensino”, ressaltou a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Norma Brandão.
“A demanda por formação na área de ensino foi identificada em diálogo com o Ifac, uma vez que são ofertados poucos cursos deste campo na Região Norte. Os profissionais também apontaram a necessidade de um curso preparatório para a seleção de mestrado, por isso decidimos realizar essa qualificação antes de publicar o edital”, comentou a coordenadora da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Clélia Christina Mello Silva.
A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Ifac, Hérika Montilha Satrapa, e alunos que participaram da curso ressaltaram a relevância da iniciativa.
“Estamos muito felizes e temos a certeza de que, daqui a dois anos, o Ifac contará com 20 servidores técnicos administrativos titulados como mestres, graças a essa parceria com o IOC/Fiocruz”, afirmou Hérika, representando o reitor da instituição, Fábio Storch.
“É uma oportunidade valiosa que o instituto está proporcionando aos técnicos administrativos, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de se afastar para a capacitação", disse a servidora Cristina da Silva Magalhães.
Com aulas remotas de 18 a 27 de março, o curso apresentou o Programa e abordou temas como metodologia de pesquisa, estrutura e escrita de pré-projetos para seleção de mestrado.
De 7 a 9 de abril, foi realizada uma oficina presencial, no campus do Ifac, em Rio Branco (AC), para apresentação e debate de pré-projetos elaborados pelos alunos.
Ao todo, 27 profissionais concluíram a qualificação, sendo 25 trabalhadores técnico-administrativos e dois docentes.
Além da oficina, agenda da comitiva do IOC em Rio Branco incluiu duas reuniões com docentes do Ifac.
Um dos encontros teve o objetivo de identificar professores da instituição acreana interessados em atuar como coorientadores das pesquisas que serão desenvolvidas no mestrado em Ensino em Biociências e Saúde do IOC.
A outra reunião discutiu a proposta de criação de um curso de pós-graduação Stricto sensu no Ifac, com foco em biodiversidade, mudanças climáticas e políticas públicas para a Amazônia.
O apoio do IOC para elaboração dessa proposta faz parte do protocolo de intenções de cooperação entre as instituições firmado no ano passado.
“Nosso primeiro convênio de cooperação foi muito bem-sucedido, formando doutores em um momento em que havia poucos docentes com essa titulação no Ifac e em todo o Acre. Nosso objetivo agora é apoiar a equipe do Ifac na construção do seu primeiro programa de mestrado e doutorado”, salientou o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea.
A parceria entre IOC e Ifac foi iniciada há mais de uma década. O primeiro convênio entre as instituições titulou 19 doutores em cinco programas de pós-graduação do IOC. As atividades começaram em 2012 e terminaram em 2018.
Como desdobramento desta parceria, no ano passado, foi inaugurado o Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Cepab-Clima), uma base de pesquisa conjunta das duas instituições, situada no Campus Baixada do Sol – Transacreana do Ifac, na zona rural de Rio Branco. Na ocasião, ocorreu também a assinatura do novo protocolo de intenções para cooperação, tendo como alvo as colaborações na pós-graduação.
“Ao longo de todo esse tempo, mantivemos cooperações no Acre, interagindo com o Ifac, universidades e secretarias de Estado, mesmo nos períodos em que não estávamos em cooperação formal. A nova parceria estabelecida amplia nossa colaboração na pesquisa e no ensino e fortalece a presença do IOC na Amazônia", afirmou Paulo.
Em mais uma etapa de avanço na cooperação entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto Federal do Acre (Ifac), docentes do IOC ofereceram o curso ‘Elaboração de projetos para pesquisa: ênfase no Ensino em Biociências e Saúde’ para técnicos administrativos em educação da instituição acreana.
Realizada entre 18 de março e 9 de abril, a qualificação profissional teve o objetivo de preparar os servidores da instituição para participar do processo seletivo da turma especial de mestrado da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, que será oferecida por meio do convênio entre IOC e Ifac.
O edital de seleção deve ser publicado ainda em abril. Está prevista oferta de 20 vagas, sendo 90% para o perfil dos técnicos administrativos e 10% para docentes.
“No primeiro convênio com o Ifac, oferecemos formação de doutorado para 19 docentes. Desta vez, a oportunidade será prioritariamente para trabalhadores técnico-administrativos, para que os profissionais que atuam na instituição tenham melhoria da sua qualificação na área de ensino”, ressaltou a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Norma Brandão.
“A demanda por formação na área de ensino foi identificada em diálogo com o Ifac, uma vez que são ofertados poucos cursos deste campo na Região Norte. Os profissionais também apontaram a necessidade de um curso preparatório para a seleção de mestrado, por isso decidimos realizar essa qualificação antes de publicar o edital”, comentou a coordenadora da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Clélia Christina Mello Silva.
A pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do Ifac, Hérika Montilha Satrapa, e alunos que participaram da curso ressaltaram a relevância da iniciativa.
“Estamos muito felizes e temos a certeza de que, daqui a dois anos, o Ifac contará com 20 servidores técnicos administrativos titulados como mestres, graças a essa parceria com o IOC/Fiocruz”, afirmou Hérika, representando o reitor da instituição, Fábio Storch.
“É uma oportunidade valiosa que o instituto está proporcionando aos técnicos administrativos, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades de se afastar para a capacitação", disse a servidora Cristina da Silva Magalhães.
Com aulas remotas de 18 a 27 de março, o curso apresentou o Programa e abordou temas como metodologia de pesquisa, estrutura e escrita de pré-projetos para seleção de mestrado.
De 7 a 9 de abril, foi realizada uma oficina presencial, no campus do Ifac, em Rio Branco (AC), para apresentação e debate de pré-projetos elaborados pelos alunos.
Ao todo, 27 profissionais concluíram a qualificação, sendo 25 trabalhadores técnico-administrativos e dois docentes.
Além da oficina, agenda da comitiva do IOC em Rio Branco incluiu duas reuniões com docentes do Ifac.
Um dos encontros teve o objetivo de identificar professores da instituição acreana interessados em atuar como coorientadores das pesquisas que serão desenvolvidas no mestrado em Ensino em Biociências e Saúde do IOC.
A outra reunião discutiu a proposta de criação de um curso de pós-graduação Stricto sensu no Ifac, com foco em biodiversidade, mudanças climáticas e políticas públicas para a Amazônia.
O apoio do IOC para elaboração dessa proposta faz parte do protocolo de intenções de cooperação entre as instituições firmado no ano passado.
“Nosso primeiro convênio de cooperação foi muito bem-sucedido, formando doutores em um momento em que havia poucos docentes com essa titulação no Ifac e em todo o Acre. Nosso objetivo agora é apoiar a equipe do Ifac na construção do seu primeiro programa de mestrado e doutorado”, salientou o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea.
A parceria entre IOC e Ifac foi iniciada há mais de uma década. O primeiro convênio entre as instituições titulou 19 doutores em cinco programas de pós-graduação do IOC. As atividades começaram em 2012 e terminaram em 2018.
Como desdobramento desta parceria, no ano passado, foi inaugurado o Centro de Estudos e Pesquisas em Ambiente, Biodiversidade e Mudanças Climáticas (Cepab-Clima), uma base de pesquisa conjunta das duas instituições, situada no Campus Baixada do Sol – Transacreana do Ifac, na zona rural de Rio Branco. Na ocasião, ocorreu também a assinatura do novo protocolo de intenções para cooperação, tendo como alvo as colaborações na pós-graduação.
“Ao longo de todo esse tempo, mantivemos cooperações no Acre, interagindo com o Ifac, universidades e secretarias de Estado, mesmo nos períodos em que não estávamos em cooperação formal. A nova parceria estabelecida amplia nossa colaboração na pesquisa e no ensino e fortalece a presença do IOC na Amazônia", afirmou Paulo.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)