A pesquisadora PatrÃcia Bozza, do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC, recebeu o prêmio Guggenheim Foundation Fellowship 2010. A homenagem tem como base os resultados das pesquisas realizadas e a expectativa por novos resultados de grande relevância. O estudo premiado aborda mecanismos moleculares de resposta imune e mecanismos de escape de micobactérias. Além de PatrÃcia, mais 36 personalidades de destaque em diversas áreas do conhecimento e das artes, de toda região da América Latina e Caribe, receberam a premiação.
O prêmio Guggenheim 2010 para fellows da América Latina e Caribe é oferecido pela Fundação John Simon Guggenheim, sediada em Nova York, para promover o avanço e a difusão internacional do conhecimento cientÃfico e artÃstico. Os ganhadores são definidos por meio de um concurso anual e selecionados pela já demonstrada capacidade e produtividade acadêmica, cientÃfica ou artÃstica; qualidade e originalidade do projeto de trabalho e promessa de desenvolvimento futuro.
O projeto de PatrÃcia contemplado com o Prêmio Guggenheim 2010 visa o estudo dos mecanismos moleculares envolvidos na regulação da resposta imune inata e dos mecanismos de escape de micobactérias patogênicas, focando nos mecanismos de formação de corpúsculos lipÃdicos e o significado funcional dessas organelas nas interações patógeno-hospedeiro e na patogenicidade microbiana. Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito no Instituto Oswaldo Cruz e é um grande estÃmulo para prosseguir nos estudos, comemorou a pesquisadora.
Confira todos os ganhadores da edição 2010, nas regiões da América Latina e Caribe e dos Estados Unidos e Canadá.
01/07/10
.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)