O Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) oferece atendimento público para investigação e tratamento clÃnico das diferentes hepatites virais (A, B, C, D e E). Durante este acompanhamento são realizado exames laboratoriais, incluindo exames de alta complexidade, para o diagnóstico e monitoramento das hepatites virais. Contudo não oferece tratamento anti-viral para as hepatites B e C crônicas. No Ambulatório os pacientes são atendidos por médicos especializados em um dos programas seguintes e seus enfoques:
1. Programa de Diagnóstico Precoce das Hepatites Agudas do Estado do Rio de Janeiro.
- Identificação rápida da etiologia pelo sistema unificado de saúde através de investigações clÃnicas, epidemiológicas e laboratoriais.
- Acompanhamento adequado para garantir evolução de cura e curso benigno (não fulminante).
- Promover o rastreamento familiar quando indicado para promover medidas de educação e prevenção.
- Identificar casos de insuficiencia hepática aguda e inserir precocemente no programa de transplante hepático (Hospital Geral de Bonsucesso).
2. Programa de Acompanhamento do perfil BioquÃmico e Sorológico para o VÃrus da Hepatite C em Profissionais de Saúde com Acidente Biológico.
- Prestar assistência ambulatorial e laboratorial para identificar precocemente casos agudos de hepatite C (assintomáticos): melhor resposta terapêutica na fase aguda.
- Identificar profissionais que necessitam de imunização contra hepatite B.
3. Programa de Avaliação e Esclarecimento das Hepatites Virais.
IndivÃduos com Quadros Crônicos de Hepatite
- Identificar indivÃduos que necessitam de tratamento anti-viral através de avaliações clÃnicos e laboratoriais para inseri-los no fluxograma de tratamento conforme portarias do Ministério da Saúde.
- Promover o rastreamento familiar quando indicado para promover medidas de educação e prevenção.
- Identificar a necessiadade de imunização preventiva para outros vÃrus da hepatite (A ou B).
- Avaliar e encaminhar gestantes portadoras de hepatite B ou C crônica para unidades de pré-natal especÃficos (Instituto Fernandes Figueira).
IndivÃduos com quadros sorológicos atÃpicos para hepatite viral
- Prestar assistência ambulatorial para investigação. Doadores e Contactantes
- Prestar assistência ambulatorial e promover medidas preventivas.
Além destes programas, existe o convênio SIASUS, no qual o Ambulatório recebe pacientes portadores crônicas do vÃrus da hepatite C acompanhados em hospitais de referência para tratamento com medicamentos anti-virais (Hospital Geral de Bonsucesso, Hospital Universitário Gaffreé Guinle, Santa Casa da Misericórdia, Hospital de Ipanema e Hospital da Lagoa) para realização de testes moleculares.