Mineiro, Amadeu Cury nasceu dia 13 de maio de 1917. Em 1942, formou-se na Faculdade Nacional de Medicina, da Universidade do Brasil. Sua carreira cientÃfica iniciou-se no Instituto Oswaldo Cruz, onde foi professor e pesquisador. Cury foi ainda professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre 1971 e 1976, e diretor do Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi reitor e decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de BrasÃlia, entre 1971 e 1976.
Especialista em microbiologia, Amadeu Cury estudou a micologia e micopatologia, fisiologia e bioquÃmica microbiana e análises microbiológicas de micronutrientes.
Entre os prêmios recebidos ressaltam-se a medalha de ouro e diploma Prêmio de Berchon Des Essarts, em 1942; Diploma e Medalha de Ouro Instituto Oswaldo Cruz, 1943; a Ordem do Mérito Educativo; Ordem do Rio Branco; Ordem Judiciária do Trabalho e, no grau de Grande Oficial, a Medalha de Honra da Inconfidência. Cury foi admitido na Ordem Nacional do Mérito CientÃfico, na classe de Grã-Cruz, em 1994.
Amadeu Cury participou de vários cargos colegiados relacionados à polÃtica e ao fomento da educação e da ciência e tecnologia, entre os quais, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras; Vice-Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico (CNPq), membro dos conselhos Deliberativo da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Museu EmÃlio Goeldi.
Nos últimos anos, o professor Cury foi convidado para ser consultor especial da Capes para assuntos da região amazônica.