Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Haity Moussatché

Haity Moussatché

 Nascido em Smirna, Turquia, em 1910, Haity Moussatché formou-se em medicina pela Universidade do Brasil. Em 1930, ingressou no Instituto Oswaldo Cruz como estagiário, tendo sido contratado em 1937. A partir daí foi assistente, biólogo, professor, pesquisador e chefe da Secção de Farmacodinâmica.

Entre 1958 e 1964, chefiou a Secção de Fisiologia. Moussatché foi um dos criadores da Universidade de Brasília e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em 1970, no episódio conhecido como Massacre de Manguinhos, foi cassado e perdeu seus direitos, seguindo para Venezuela, onde trabalhou na Universidade Centro-Ocidental Lisandro Alvarado.

Foi convidado em 1985, a retornar ao país, para reorganizar o Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica junto com Tito Cavalcanti.

Haity foi fundador da International Society of Toxicology e da Sociedade de Biologia do Brasil; é membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências de Nova Yorque, da Federação Mundial de Trabalhadores Científicos, da Associação Venezuelana para o Progresso da Ciência e da Associação para Criação do Parlamento Mundial.

Seus últimos trabalhos versaram sobre uma glicoproteína isolada de gambá, que tem atividade protetora contra o veneno de cobras Bothrops jararaca. Haity faleceu em julho de 1998.