Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Heráclides de Souza-Araújo

Heráclides de Souza-Araújo

 Especialista em hanseníase clínica e experimental, catedrático de leprologia da Faculdade de Ciências Médicas do Rio de Janeiro, Souza Araújo nasceu no Estado do Paraná em 1886. Ele diplomou-se em 1912 pela Faculdade de Farmácia de Ouro Preto e mais tarde estudou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Em 1915 defendeu tese sobre "O granuloma venéreo e a Roentgentherapia". No Instituto Oswaldo Cruz trabalhou durante muitos anos e foi até diretor de Divisão.

Em 1933 coube a Souza-Araújo a organização de um plano nacional de erradicação da hanseníase no Brasil. Ele foi perito da Organização Mundial da Saúde sobre problemas em relação à hanseníase (de 1957 a 1962) e ainda foi membro de inúmeras entidades médicas brasileiras e internacionais. Realizou numerosas tentativas para cultivar Mycobacterium leprae, e tentou reproduzir a doença em camundongos, macacos e hamsters.

Suas contribuições científicas também versaram sobre malária, febre amarela, peste e as doenças venéreas. Souza-Araújo exerceu várias funções públicas no Paraná e Pará e foi presidente da Intenational Leprosy Association, de 1932 a 1953. Faleceu no Rio de Janeiro em 1962.