Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Masao Goto

Masao Goto

 Masao Goto Masao Goto Carioca, Masao Goto nasceu a 11 de fevereiro de 1919. Formou-se em medicina na Universidade do Brasil, onde lecionou na Escola de Enfermagem Ana Neri e na Faculdade de Farmácia e Bioquímica. Goto ainda formou-se no Curso de Aplicação do IOC e em 1944 foi contratado para trabalhar em Manguinhos, após aprovação em concurso. No Instituto, foi pesquisador, professor e chefe da Secção de Micologia.

Colaborador de Arêa-Leão, Goto também dedicou-se ao estudo das micoses sistemáticas e superficiais, das doenças causadas por fungos, entre as quais vale ressaltar, parcoccidioidomicoses, blastomicoses, queloideana, tokelau e ptiríase.

No Hospital Evandro Chagas, Masao Goto tinha uma clientela cativa que o procurava para se consultar em uma das suas especialidades: micologia, alergia ou imunologia clínica. Em 1970, quando foi cassado, Goto desenvolvia, junto com Moacyr Vaz de Andrade e Arêa-Leão, pesquisas sobre a ação antitumor de substâncias produzidas por fungos.

Goto foi membro de inúmeras sociedades, entre as quais, a Latino-Americana de Alergia e Imunopatologia, a SBPC, a de Patologia Clínica, de Alergia e Imunopatologia e a de Microbiologia do Brasil.

Logo após a reintegração, Goto faleceu.