Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Miguel Ozório de Almeida

Miguel Ozório de Almeida

 Miguel Ozório de Almeida Miguel Ozório de Almeida Carioca, Ozório de Almeida nasceu em 1890. Formou-se pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com a tese sobre a origem cérebro-espinhal dos reflexos tendinosos. Em 1917, ingressou como professor de fisiologia na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, cargo que ocupou até 1934.

Em 1920, foi convidado por Carlos Chagas para chefiar a recém-criada Secção de Fisiologia do Instituto Oswaldo Cruz. Ozório de Almeida tinha interesse pela física, matemática e música.

Entre os diversos cargos que ocupou, destacam-se os de diretor do Instituto de Biologia Animal do Ministério da Agricultura, em 1934; diretor Geral da Diretoria Nacional de Saúde e Assistência Médico-Social, também em 1934; professor de filosofia da ciência e reitor da Universidade do Distrito Federal, em 1935; e chefe do serviço do Instituto Oswaldo Cruz.

Foi membro de diversas entidades científicas e acadêmicas no Brasil e no exterior, tais como Academia Brasileira de Ciências, Comitê Brasileiro de Cooperação Intelectual e Comissão Internacional de Cooperação Intelectual da Sociedade das Nações, em Genebra.

Foi ainda professor das Faculdades de Ciências de Paris e da Universidade de Montevidéu. Faleceu em 1953, deixando uma vasta obra até hoje considerada de referência.