Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.
Busca Avançada
Você está aqui: O Instituto » História » Personalidades » Olympio da Fonseca Filho

Olympio da Fonseca Filho

 Olympio Em 1913, Olympio da Fonseca matriculou-se curso de Aplicação do Instituto Oswaldo Cruz, onde teve a oportunidade de conviver com mestres como Carlos Chagas, Adolpho Lutz e Arthur Neiva.

Sua formação pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro ocorreu em 1915 , ano que foi laureado com o prêmio Gunning (História Natural Médica). Entre 1917 e 1932 ministrou aulas nos cursos de protozoologia e micologia do IOC.

Entre os cargos ocupados, Olympio foi diretor de campo da Fundação Rockfeller (inspeção preliminar de estudos sobre infestação por helmintos no Rio de Janeiro), em 1916/17; foi assistente e adjunto de assistente do Instituto Oswaldo Cruz (1917/23); inspetor da Comissão Sanitária Federal (febre amarela), na Bahia, em 1920; colaborou na organização e foi ainda chefe da Secção de Micologia entre 1923/31; chefe de laboratório do IOC, entre 1931 e 1932; e professor de Botânica do curso pré-médico da Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro.

A partir de 1937 foi professor catedrático de Parasitologia dessa faculdade; fundador da revista Sciencia Medica, redator chefe da Revista Médico-Cirurgica do Brasil, colaborou na fundação da Sociedade Brasileira de Biologia, entre outras atividades.