O Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza pesquisa cientÃfica acerca de diversos grupos taxonômicos de insetos, formação de recursos humanos em entomologia e ações de extensão e divulgação cientÃfica. Suas linhas de pesquisa principais abordam a ordem Hemiptera (barbeiros, percevejos, cigarras, cigarrinhas), um grupo de insetos megadiverso e de importância ecológica, econômica e para a saúde. Desenvolvem-se ainda estudos acerca das ordens Lepidoptera (borboletas, mariposas), Coleoptera (besouros) e Phasmida (bichos-pau).
Parcerias acadêmicas nacionais e internacionais são mantidas com instituições como Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Paraná, Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, Instituto de Genômica Funcional de Lyon e Museu Nacional de História Natural dos Estado Unidos. Membros do laboratório atuam, também, como consultores para agências de fomento e editores ou revisores de periódicos cientÃficos, como Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Revista Brasileira de Entomologia, Parasites & Vectors e Check List.
O laboratório é, ainda, responsável pela manutenção e curadoria da Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (CEIOC). A Coleção, iniciada em 1901, é a coleção mais antiga da Fiocruz e um dos acervos biológicos mais importantes da América Latina. Atualmente, a CEIOC contribui para atividades de pesquisa e educação, além de divulgação cientÃfica e popularização da ciência através da exposição aberta ao público na Sala Costa Lima, uma parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.