O Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisas sobre insetos vetores de patógenos causadores de doenças tropicais, como dengue, Zika, chikungunya e filariose.
O grupo utiliza Drosophila melanogaster e os genes ligados ao comportamento já descritos neste inseto modelo como ponto de partida para estes estudos.
Os pesquisadores investigam o papel de genes que controlam o comportamento no processo de especiação, com ênfase nos mecanismos de isolamento reprodutivo.
Também é realizada a análise de genes que controlam os ritmos circadianos, previamente caracterizados em Drosophila, e as funções desses genes no controle dos ritmos de atividade e alimentação em flebotomÃneos e mosquitos e na interação patógeno-hospedeiro.
Além disso, o LABIMI atua na área de divulgação do conhecimento cientÃfico com foco no controle mecânico da disseminação do Aedes aegypti através de atividades práticas em ambientes formais e não-formais de aprendizagem e através da produção de materiais educativos.