O Laboratório de Bacteriologia Aplicada a Saúde Única e Resistência Antimicrobiana (LabSUR) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é responsável pela curadoria das Coleções de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar (CCBH) e de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB).
Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar
A Coleção de Culturas de Bactérias de Origem Hospitalar (CCBH) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1995 e reconhecida como coleção institucional em 2011. O acervo é composto por mais de 5 mil cepas de espécies de bactérias representativas de 30 espécies distintas. Entre elas, Staphylococcus aureus meticilino resistente (MRSA), Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Enterobacter aerogenes.
Mantém culturas bacterianas originárias de surtos hospitalares de várias regiões do Brasil com o propósito de preservar cepas de origem humana, veterinária e ambiental para uso de ensino e pesquisa em instituições públicas e privadas brasileiras e estrangeiras.
Dedica-se à manutenção e preservação de amostras (criopreservadas e liofilizadas), à caracterização e identificação de espécies, à detecção fenotÃpica das carbapenemases, à detecção molecular de genes de resistência, à CIM para polimixina, vancomicina e novas drogas, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
A Coleção é filiada à World Federation for Culture Collections(WFCC) sob o registro WDCM 947 e fiel depositária no Conselho de Gestão de Patrimônio Genético - CGEN (N° 022/2010 e 604/2014). Cerca de 100 amostras com genomas sequenciados estão depositadas no genebank.
Curador: Cláudio Marcos Rocha de Souza (CurrÃculo Lattes)
Curador adjunto: Bruno Rocha Pribul (CurrÃculo Lattes)
E-mail: ccbh@fiocruz.br
Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos
A Coleção de Culturas do Gênero Bacillus e Gêneros Correlatos (CCGB) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1979 e reconhecida como coleção institucional em 1986. O acervo é composto de linhagens de diferentes origens do planeta, incluindo amostras isoladas da Antártica, constituindo-se em importante diversidade genética do grupo.
Conta com 1888 estirpes de 47 espécies de Bacillus e cinco gêneros correlatos, abrangendo novos gêneros de esporulados aeróbios, aeróbios facultativos, Gram-positivos, como Paenibacillus, Brevibacillus, Lysinibacillus, Rummellibacillus e Geobacillus. Todas estão conservadas pelo método de liofilização.
Dedica-se à manutenção e preservação de amostras, à caracterização e identificação, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes. Também são firmados convênios com instituições brasileiras e estrangeiras, além da participação em diversos projetos em âmbito nacional e internacional.
A CCGB é filiada à World Federation of Culture Collection (WFCC) sob o registro WDCM 574.
Curadora: Adriana Marcos Vivoni (CurrÃculo Lattes)
Curadora adjunta: Josiane Teixeira de Brito (CurrÃculo Lattes)
E-mail: ccgb@fiocruz.br