Os pesquisadores do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia e Biociências do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) orientam monografias, dissertações e teses de estudantes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências do Instituo Oswaldo Cruz e de História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz.
A linha de pesquisa em Avaliação de Ensino investiga a maneira como os temas especÃficos da Biologia são aprendidos pelos estudantes em ambiente formais e não-formais.
Jornadas cientÃficas de instituições de ensino e pesquisa e de congressos de sociedades cientÃficas são avaliadas quanto ao potencial de atuarem como espaços de divulgação cientÃfica, especialmente para alunos de baixa renda. Jogos e outras estratégias de ensino lúdico e/ou investigativo têm sido desenvolvidos nos campos da Biologia Celular e BioquÃmica em colaboração com grupos de pesquisa especialistas nesses temas. Atualmente, está em desenvolvimento um jogo investigativo sobre temas de nutrição associados a problemas de saúde pública.
Outra linha de pesquisa do Laboratório analisa a discussão sobre a Teoria da Evolução a partir da percepção dos médicos Miranda Azevedo e Guedes Cabral e dos escritores AluÃsio Azevedo (autor de obras como ‘O cortiço’ e ‘O mulato’) e EmÃlio Zaluar (autor de ‘Doutor Benignus’, considerada a primeira obra de ficção cientÃfica no Brasil). Desenvolve, ainda, métodos de ensino para alunos do Ensino Médio que utilizam uma contextualização histórica da Teoria da Seleção Sexual proposta por Charles Darwin para explicar as diversas estratégias reprodutivas das espécies.