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Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (vigente até jan/23)

Os pesquisadores do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia e Biociências do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) orientam monografias, dissertações e teses de estudantes vinculados ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Biociências do Instituo Oswaldo Cruz e de História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz.

A linha de pesquisa em Avaliação de Ensino investiga a maneira como os temas específicos da Biologia são aprendidos pelos estudantes em ambiente formais e não-formais.

Jornadas científicas de instituições de ensino e pesquisa e de congressos de sociedades científicas são avaliadas quanto ao potencial de atuarem como espaços de divulgação científica, especialmente para alunos de baixa renda. Jogos e outras estratégias de ensino lúdico e/ou investigativo têm sido desenvolvidos nos campos da Biologia Celular e Bioquímica em colaboração com grupos de pesquisa especialistas nesses temas. Atualmente, está em desenvolvimento um jogo investigativo sobre temas de nutrição associados a problemas de saúde pública.

Outra linha de pesquisa do Laboratório analisa a discussão sobre a Teoria da Evolução a partir da percepção dos médicos Miranda Azevedo e Guedes Cabral e dos escritores Aluísio  Azevedo (autor de obras como ‘O cortiço’ e ‘O mulato’) e Emílio Zaluar (autor de ‘Doutor Benignus’, considerada a primeira obra de ficção científica no Brasil). Desenvolve, ainda, métodos de ensino para alunos do Ensino Médio que utilizam uma contextualização histórica da Teoria da Seleção Sexual proposta por Charles Darwin para explicar as diversas estratégias reprodutivas das espécies.