O Laboratório Laboratório de HansenÃase (LAHAN) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1992 na formação de recursos humanos e geração de conhecimentos sobre a hansenÃase e outras micobacterioses, promovendo a integração entre as áreas de pesquisa e assistência.
Alinhado as metas do Ministério da Saúde, o Laboratório está inserido no Programa Nacional de Controle da HansenÃase da pasta governamental e é responsável pelo Ambulatório Souza Araújo, prestando atividades de referência (como diagnóstico e tratamento) para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O LAHAN se dedica à expansão da pesquisa clÃnica e epidemiológica em hansenÃase, com foco na identificação de fatores de risco de adoecimento, na avaliação dos esquemas terapêuticos e da presença de mutações relacionadas à resistência aos medicamentos utilizados no tratamento. Além disso, atua na investigação clÃnica das lesões neurológicas nos mecanismos patogênicos da neuropatia periférica da hansenÃase.
É centro de referência nacional junto ao Ministério da Saúde e parte da rede sentinela de resistência medicamentosa a drogas anti-hansenicas. Muitas dos resultados obtidos pelo Laboratório são incorporados pelo Ministério, tanto com informações que subsidiam novas polÃticas públicas quanto a novos produtos, entre eles, o Kit de qPCR NAT-HANS, adotado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC) para distribuição nos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) no SUS.
Chefe do Laboratório de HansenÃase
Roberta Olmo Pinheiro (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de HansenÃase
Verônica Schmitz Pereira (CurrÃculo Lattes)