O Laboratório de Microbiologia Celular (LAMICEL) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 2004 na contribuição para o controle de infecções causadas por micobactérias e bactérias resistentes a antimicrobianos.
O Laboratório tem como principal alvo de estudo a interação das micobactérias causadoras da hansenÃase e da tuberculose com o organismo humano. Os projetos de pesquisa visam desenvolver alternativas terapêuticas, ferramentas de prevenção, vacinas e testes imunológicos para o controle das micobacterioses.
Como parte de uma equipe multidisciplinar, seus pesquisadores utilizam metodologias de biologia celular e molecular para identificar linhagens de micobactérias prevalentes em populações selecionadas e investigar seus mecanismos de patogenicidade.
As pesquisas incluem a caracterização de fatores de virulência das micobactérias e de bactérias Gram-negativas como Klebsiella pneumoniae, e buscam estudar os efeitos da infecção sobre o metabolismo do hospedeiro. A definição dos diferentes genótipos micobacterianos e padrões de resposta imune desencadeada pela infecção no ser humano também são alvo das linhas de pesquisa do laboratório.
As principais linhas de pesquisa do LAMICEL são: mecanismos de patogenicidade das micobactérias; estudo da resposta imune e alterações no metabolismo induzidas por componentes micobacterianos em indivÃduos com diferentes graus de exposição e susceptibilidade a infecções micobacterianas; mecanismos de patogenicidade de bactérias Gram-negativas; estudo da relação entre M. leprae e artrópodes vetores; estudo dos mecanismos de exacerbação da neurotoxicidade do vÃrus Zika quando em associação com outros cofatores ambientais.
Chefe do Laboratório de Microbiologia Celular
Flavio Alves Lara (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Microbiologia Celular
Geraldo Moura Batista Pereira (CurrÃculo Lattes)