O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar (vigente até jan/23)

Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar (vigente até jan/23)

O Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua como Centro Colaborador da Rede de Resistência Microbiana Hospitalar (Rede RM) e dedica-se ao estudo de bactérias desencadeadoras de infecções associadas aos serviços de saúde, com o objetivo de identificar seus mecanismos de resistência a medicamentos antimicrobianos e monitorar a emergência e a disseminação de bactérias multirresistentes.

Além disso, realiza investigação de bactérias multirresistentes a partir de coleções d´água e animais de pecuária a fim de se pesquisar a disseminação destes micro-organismos e de se avaliar possíveis reservatórios de resistência fora do ambiente hospitalar. Suas linhas de pesquisa também envolvem esforços no sentido de desenvolver kits para o diagnóstico, imunoterapias e a busca de novos alvos terapêuticos para bactérias resistentes aos antibióticos. 

O estudo molecular dos mecanismos de resistência aos medicamentos antimicrobianos investiga diferentes espécies bacterianas envolvidas em processos de infecção hospitalar, como Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e outros bacilos Gram-negativos. As técnicas moleculares também são aplicadas na caracterização de elementos genéticos móveis destes micro-organismos. PCR, sequenciamento, hibridização, caracterização de perfil plasmidial, transferência de genes através de conjugação e transformação e sequenciamento do genoma total são algumas das técnicas empregadas pelos pesquisadores para investigar a mobilização dos genes de resistência.

Para monitorar a emergência e a disseminação de bactérias multiresistentes, os pesquisadores desenvolvem estudos epidemiológicos, visando o estabelecimento de parâmetros para análise de similaridade entre as amostras. Com isto, é possível caracterizar surtos de infecções, avaliar possíveis fontes de transmissão e aquisição dos patógenos e determinar a prevalência de grupos clonais dentro de uma população bacteriana. A determinação de genótipos de resistência é fundamental para elucidar os mecanismos de disseminação destes micro-organismos e compreender as origens do processo de resistência.

O esgoto hospitalar, coleções hídricas e animais de pecuária também são alvos de estudos, que investigam potenciais fontes e vias de transmissão no que se refere à disseminação de genes de resistência bacteriana, estabelecendo uma abordagem de One Health (Saúde Única). 

Como Centro Colaborador da Rede de Resistência Microbiana Hospitalar (Rede RM) da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Laboratório atua nas seguintes atividades: monitoramento da disseminação da resistência aos antimicrobianos como detecção de ESBL, carbapenemases, e resistência a polimixinas em bacilos Gram-negativos e resistência a vancomicina dentre os cocos Gram positivos; investigação de novos mecanismos de resistência; caracterização genotípica das cepas encaminhadas pelo método de PFGE para esclarecimento de surtos, além de preservação dos isolados encaminhados em nitrogênio líquido (-180°C). 

Para o desenvolvimento de kits de diagnóstico, imunoterapias, o LAPIH possui parceria com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e para a busca de novos alvos terapêuticos, desenvolve estudos de modelagem computacional em colaboração com o Programa de Computação Científica (PROCC/Fiocruz) e outras instituições nacionais e internacionais.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.