O Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (LAPSA/IOC/Fiocruz) tem como objetivo a pesquisa na interface saúde-ambiente, relacionada a estudos interdisciplinares sobre biodiversidade.
As pesquisas estão associadas aos eixos: 1) Taxonomia, bionomia, estratégias de controle e diagnóstico de parasitos e vetores com estudos focados em helmintos, fungos, artrópodes e moluscos que podem atuar como agentes patogênicos ou vetores de importância médica e veterinária e 2) Ecotoxicologia e vigilância em saúde ambiental com avaliação da contaminação ambiental através do uso de organismos-sentinela e organismos- modelo.
Integrando os dois eixos de pesquisa o laboratório atua em Saúde e Educação Ambiental com foco para mudanças climáticas e políticas públicas. Os eixos se inserem nas perspectivas de atendimento às diretrizes do SUS, relativas ao Processo Estratégico – Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.
O laboratório investe na formação de recursos humanos, mantendo regularmente a orientação de alunos do ensino médio, iniciação científica, mestrado, doutorado e de pós-doutorado, além de outras formas de capacitação profissional.
Conduz Programas Participativos de Avaliação Integrada e Monitoramento da Qualidade da Água de Rios – Agente das Águas, que realiza o monitoramento de águas de rios com a participação de voluntários que, gerando informações técnicas, ajudam a elaborar estratégias de recuperação e prevenção de danos nas bacias estudadas.
O trabalho simboliza a união da Fiocruz e universidades, prefeituras, empresas e as próprias comunidades e comitês gestores de bacias hidrográficas no atendimento às necessidades da Lei das Águas, que demanda a gestão de recursos hídricos de forma descentralizada.
As ações de pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação respondem às demandas voltadas para atender ao Ministério da Saúde visando dar suporte à Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental para o SUS, Ministério do Meio Ambiente, Órgãos Estaduais e Municipais de Saúde e Ambiente e Agências Reguladoras Federais.