O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Toxinologia

Laboratório de Toxinologia

O Laboratório de Toxinologia (LATOX) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve, desde 1991, pesquisas que integram ciência básica e aplicada, além de atuar na formação de recursos humanos por meio de ensino e treinamentos especializados.

Com infraestrutura de ponta, o LATOX se destaca como um dos principais centros de proteômica do Brasil, acumulando vasta expertise no uso da espectrometria de massas (MS) para a análise detalhada de peptídeos e proteínas.

O Laboratório é credenciado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O Laboratório de Toxinologia também é responsável pela Plataforma Tecnológica de Proteômica/RJ – Espectrometria de Massas, que integra as Redes de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz e do IOC. Essa infraestrutura oferece serviços especializados à comunidade científica, contribuindo para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas do conhecimento.

Dentre suas principais linhas de pesquisa, o LATOX investiga o fenômeno da resistência natural de certos animais ao envenenamento por serpentes. Utilizando ferramentas de Biologia Estrutural Integrada, o laboratório busca compreender a relação entre estrutura e função de proteínas com atividade antiofídica. Além disso, emprega tecnologias proteômicas (shotgun e MS de proteína intacta) para analisar a composição de proteínas e peptídeos presentes em venenos animais (ex: serpentes e escorpiões), investigando seus mecanismos de ação e avaliando seu potencial para aplicações biotecnológicas.

O LATOX também colabora com diversos grupos de pesquisa, empregando a proteômica para aprofundar o entendimento da fisiopatologia de doenças infecciosas e parasitárias. Dentre os principais focos estão arboviroses e Covid-19, infecções fúngicas, doença de Chagas e helmintíases, ampliando o impacto de suas contribuições para a saúde pública.

Mais recentemente, o LATOX vem ampliando sua atuação por meio de parcerias com o setor de produção da Fiocruz, em especial com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O objetivo é integrar a espectrometria de massas como uma ferramenta analítica estratégica na caracterização de imunobiológicos, como vacinas e biofármacos, contribuindo para a inovação e a qualidade desses produtos.

Chefe do Laboratório de Toxinologia 
Ana Gisele da Costa Neves Ferreira (Currículo Lattes

Chefe substituto do Laboratório de Toxinologia 
Richard Hemmi Valente (Currículo Lattes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.