O Laboratório de Toxinologia (LATOX) é um dos mais bem-estruturados centros de proteômica do Brasil, com larga experiência em espectrometria de massas (MS) de peptÃdeos e proteÃnas.
Além do laboratório de pesquisa, o LATOX abriga a Plataforma Tecnológica de Proteômica – Espectrometria de massas (RPT02/Fiocruz-RJ), que oferece diversos serviços especializados à comunidade cientÃfica.
Historicamente, temos particular interesse no fenômeno de resistência natural de alguns animais ao envenenamento por serpentes. Com foco no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas, empregamos a Biologia Estrutural Integrativa (destaque para cross-linking-MS e troca hidrogênio/deutério-MS) na caracterização da relação estrutura-função de proteÃnas com atividade antiofÃdica.
Utilizando proteômica shotgun, investigamos também o conteúdo de proteÃnas e peptÃdeos de venenos de serpentes e exploramos seu potencial biotecnológico.
Adicionalmente, mantemos colaborações com vários grupos de pesquisa que têm interesse na utilização da proteômica para avançar o conhecimento sobre a fisiopatologia de diversas doenças infecciosas e parasitárias (ex.: arboviroses, COVID-19, infecções fúngicas, doença de Chagas e helmintÃases).
Por fim, o LATOX colabora com o setor produtivo da instituição, procurando contribuir para que a espectrometria de massas possa ser utilizada como importante ferramenta analÃtica na caracterização de imunobiológicos (vacinas e biofármacos).