O Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (LBI/IOC/Fiocruz) desenvolve pesquisa em biologia experimental nas áreas de imunopatologia e imunorregulação de infecções parasitárias e bacterianas, doenças crônicas, degenerativas e genéticas. Em particular, o LBI contribui para o entendimento da imunopatogenia da cardiomiopatia chagásica crônica e visa desenvolver novos alvos terapêuticos para esta forma clÃnica da doença de Chagas.
O LBI participa, também, da identificação de novos candidatos vacinais e do delineamento e teste de vacinas multi-gênicas para o controle da infecção pelo Trypanosoma cruzi e pelo Toxoplasma gondii. Adicionalmente, o LBI está envolvido em pesquisa relacionada à educação cientÃfica e promove iniciativas ligadas a esta área bem como a divulgação da ciência voltada para Educação Básica e sociedade em geral. O LBI contribui para a qualificação de agentes de saúde e professores da rede pública de ensino, sendo algumas destas iniciativas em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e diferentes nÃveis da administração pública.
O LBI é responsável pelo site ABC na Educação CientÃfica – Mão na massa RJ, que inclui uma Sala de Professores, e pelo Portal Doença de Chagas, que reúne conhecimento cientÃfico atual e histórico sobre o agravo, além de informações atuais e área dedicada aos portadores da doença de Chagas, desenvolvido em parceria com o Programa Integrado de doença de Chagas da Fiocruz (PIDC) e diversas outras instituições.
Chefe do Laboratório de Biologia das Interações
Joseli Lannes Vieira (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto (a) do Laboratório de Biologia das Interações
Daniel Gibaldi (CurrÃculo Lattes)