O Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) articula abordagens das Ciências Humanas e Sociais, da Epidemiologia e da Biologia, contribuindo com aportes inter e transdisciplinares de questões relevantes no âmbito da Saúde Pública e da Educação.
O grupo é caracterizado por uma diversidade de temas de investigação, relacionados à s doenças crônicas, doenças transmissÃveis, violência e estudos em comunicação e educação em saúde.
Os estudos enfatizam aspectos biopsicossociais subjacentes a ações preventivas e curativas, e o aprimoramento de polÃticas de saúde adequadas ao contexto sociocultural e econômico brasileiro, bem como os processos de ensino e de aprendizagem coerentes com essa perspectiva.
Pesquisas sociais e epidemiológicas discutem os fundamentos e o alcance de ações e polÃticas de saúde nas áreas de gênero, sexualidade, reprodução e relações de trabalho.
Recentemente foram agregadas pesquisas que abordam os ganhos da compreensão e explicação de doenças zoonóticas, com potencial epidêmico e pandêmico, levando em conta a estrutura geral da teoria da evolução por seleção natural, em um cenário de mudanças ambientais resultantes da ação antrópica.
Estudos sobre as interações entre a Covid-19 e doenças crônicas e sobre a saúde dos profissionais da assistência durante a pandemia também foram incorporados.
O Laboratório tradicionalmente mantém alta produção cientÃfica e formação de recursos humanos preparados para atuar no sistema de saúde, de ciência e tecnologia do paÃs, além de fornecer apoio técnico e assessoria ao SUS.
O Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde, credenciado para o perÃodo 2023-2028, é fruto da fusão dos Laboratórios de Educação em Ambiente e Saúde e de Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências.
Chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde
Rosane Harter Griep (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde
Ricardo Francisco Waizbort (CurrÃculo Lattes)