Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde

Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde

O Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) articula abordagens das Ciências Humanas e Sociais, da Epidemiologia e da Biologia, contribuindo com aportes inter e transdisciplinares de questões relevantes no âmbito da Saúde Pública e da Educação. 

O grupo é caracterizado por uma diversidade de temas de investigação, relacionados às doenças crônicas, doenças transmissíveis, violência e estudos em comunicação e educação em saúde. 

Os estudos enfatizam aspectos biopsicossociais subjacentes a ações preventivas e curativas, e o aprimoramento de políticas de saúde adequadas ao contexto sociocultural e econômico brasileiro, bem como os processos de ensino e de aprendizagem coerentes com essa perspectiva. 

Pesquisas sociais e epidemiológicas discutem os fundamentos e o alcance de ações e políticas de saúde nas áreas de gênero, sexualidade, reprodução e relações de trabalho.

Recentemente foram agregadas pesquisas que abordam os ganhos da compreensão e explicação de doenças zoonóticas, com potencial epidêmico e pandêmico, levando em conta a estrutura geral da teoria da evolução por seleção natural, em um cenário de mudanças ambientais resultantes da ação antrópica. 

Estudos sobre as interações entre a Covid-19 e doenças crônicas e sobre a saúde dos profissionais da assistência durante a pandemia também foram incorporados.  

O Laboratório tradicionalmente mantém alta produção científica e formação de recursos humanos preparados para atuar no sistema de saúde, de ciência e tecnologia do país, além de fornecer apoio técnico e assessoria ao SUS.

O Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde, credenciado para o período 2023-2028, é fruto da fusão dos Laboratórios de Educação em Ambiente e Saúde e de Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. 

Chefe do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde 
Rosane Harter Griep (Currículo Lattes

Chefe substituto do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde 
Ricardo Francisco Waizbort (Currículo Lattes)