Doença de Chagas: virando o jogo
O documentário mostra depoimentos de moradores de Jaguaruana, Russas e Morada Nova, municípios localizados no interior do sertão do Ceará, onde o contato com o barbeiro faz parte do cotidiano da população.
A pesquisadora Marli Lima, chefe do Laboratório de Eco-epidemiologia da Doença de Chagas do IOC/Fiocruz, desenvolve desde 2002 com a sua equipe um importante trabalho científico na região com o objetivo de coletar dados, identificar portadores da doença e informar sobre os perigos a que as pessoas estão sendo expostos com a presença do vetor.
A idealizadora do DVD é a pesquisadora Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações. O título do documentário Doença de Chagas: virando o jogo desperta a curiosidade das pessoas. Joseli revela que a escolha do nome está ligada à concentração de esforços para a eliminação do principal vetor da doença no Nordeste, como já conseguido nas regiões Sul e Sudeste do país.
Em 9 de junho de 2006, durante uma solenidade oficial, o Ministro da Saúde recebeu uma certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela virtual eliminação no Brasil da transmissão da doença de Chagas pelo principal vetor regional, o Triatoma infestans.