O Laboratório de Imunoparasitologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza ações de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico nas áreas de imunologia celular e molecular, imunopatologia, imunoprofilaxia, imunodiagnóstico e terapia de doenças infecciosas e parasitárias.
O Laboratório promove estudos para a geração de conhecimentos sobre leishmanioses e outras doenças parasitárias, bacterianas e fúngicas; desenvolvimento tecnológico em vacinas e imunoterápicos; e pesquisas sobre mecanismos básicos de fisiologia, fisiopatologia e imunologia. Pioneiro na técnica de citometria de fluxo na América Latina, o Laboratório coordena e hospeda a Plataforma Multiusuário de Citometria de Fluxo do IOC/Fiocruz e a Plataforma Multiusuário de ELISPOT do Programa da Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz (RPT-Fiocruz).
As pesquisas são direcionadas, sobretudo, à s leishmanioses, malária e esporotricose, com foco na caracterização da resposta imune relacionada à cura ou à patogênese destas doenças e no desenvolvimento e prospecção de candidatos vacinais. Também é investigada a biologia das principais espécies do parasito Leishmania causadoras da doença no paÃs, com foco na identificação do papel de determinadas moléculas do parasito na relação com o hospedeiro mamÃfero.
Os conhecimentos gerados nestas pesquisas são aplicados ao desenvolvimento de vacinas e imunoterápicos por meio de estudos que buscam contribuir para o controle e o tratamento das leishmanioses.