Coleção de SimulÃdeos
A Coleção de SimulÃdeos (CSIOC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada na década de 1970 e reconhecida como coleção institucional em 1991. Composto por mais 35 mil lotes, o acervo é referência em representatividade especÃfica e supra-especÃfica para a FamÃlia Simuliidae, comumente conhecidos como borrachudos ou piuns. É o maior repositório de dados taxonômicos, ecológicos e biogeográficos sobre simulÃdeos neotropicais do mundo.
Em sua fase inicial, os exemplares de simulÃdeos eram coletados principalmente na região amazônica, onde a área endêmica da oncocercose é registrada. Os conhecimentos acumulados sobre a doença e a descoberta da possibilidade da dispersão da parasitose para outras regiões geográficas, como a região Centro-Oeste, fomentaram a necessidade de mapear a Simuliofauna em todo território brasileiro.
Desde 2005 a coleção vem incorporando a entomofauna associada aos criadouros de SimulÃdeos provenientes, principalmente, de áreas impactadas por hidrelétricas no Brasil. Congrega vasta representatividade da diversidade da Simuliofauna brasileira.
Dedica-se à manutenção e preservação do material biológico, à caracterização e identificação de espécies (por meio de análises fenotÃpica e genotÃpica), ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
Curador: Arion Tulio Aranda (CurrÃculo Lattes)
Curador adjunto: Óscar Sánchez Molina (CurrÃculo Lattes)