O Laboratório de TriatomÃneos do IOC foi criado pelo próprio Carlos Chagas, em 1909, e vem mantendo suas atividades de forma ininterrupta desde sua criação até os dias atuais.
Em 1935, Herman Lent publicou seu primeiro artigo sobre uma espécie de triatomÃneo dando inÃcio a sua profÃcua carreira como entomólogo.
Ainda nesse ano, iniciou a coleção de ReduviÃdeos, um embrião da atual Coleção Institucional de TriatomÃneos, bem como a criação de insetos vivos.
O atual Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de TriatomÃneos (LNIRTT) foi oficializado com este nome em 1989, pelo Ministério da Saúde, por meio de um financiamento do Banco Interamericano de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Dessa forma, se tornou o primeiro Centro de Referência oficialmente reconhecido no Instituto Oswaldo Cruz.
Atualmente, o LNIRTT está localizado no 5º andar do Pavilhão Rocha Lima do campus de Manguinhos e ocupa uma área de 148 m2, subdividida em 9 salas, que além dos gabinetes e laboratórios abrigam a Coleção de TriatomÃneos do Instituto Oswaldo Cruz (CT-IOC) e o Serviço de Referência em Taxonomia de TriatomÃneos.
Chefe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de TriatomÃneos
Cleber Galvão (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto (a) do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de TriatomÃneos
Gilberto Sales Gazeta (CurrÃculo Lattes)