Coleção de Leishmania
A Coleção de Leishmania (CLIOC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi criada em 1980.
O acervo engloba protozoários do gênero Leishmania (Kinetoplastida; Trypanosomatidae), representando as espécies reconhecidas (patógenos e não-patógenos humanos) e genótipos especÃficos com expressiva representatividade da biodiversidade estudada em leishmanias neotropicais.
A coleção já recebeu mais de 3800 amostras para depósito e/ou caracterização. Hoje possui um acervo com um pouco mais de 1.600 cepas, divididas em 31 espécies, representando os principais grupos taxonômicos de Leishmania do mundo. Estas cepas são provenientes de diversas localidades e diferentes hospedeiros, sendo a maior parte da América do Sul
Dedica-se à manutenção e preservação de cepas, à caracterização taxonômica e identificação de espécies, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
A equipe de profissionais e colaboradores associados à Coleção tem qualificação em parasitologia, sistemática de Leishmania, com experiência em sistemática molecular, filogenia e aplicação de métodos independentes de cultivo, assim como na caracterização das leishmânias patógenas para o homem ou infectando outros animais vertebrados e seus vetores, os insetos flebotomÃneos.
A CLOC é filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 731 e Fiel Depositária pelo Ministério do Meio Ambiente. Integra também a Rede de Centros de Recursos Biológicos (com apoio financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e Tecnológico - FNDCT, FINEP/MCT), coordenado pelo Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA (Campinas, SP).
Curadora: Elisa Cupolillo (CurrÃculo Lattes)
Curadora adjunta: Mariana Côrtes Boité (CurrÃculo Lattes)
Curadora adjunta e gerente da qualidade: Rosane Maria Temporal (CurrÃculo Lattes)