Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos
A Coleção de Culturas de Fungos Filamentosos (CCFF) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi fundada em 1922 por Olympio da Fonseca e constitui um centro de conservação de recursos biológicos responsável pela coleta de organismos relevantes para estudos cientÃficos, pela oferta de serviços de identificação, depósito, preservação em diferentes métodos (óleo mineral, água e liofilizados) e distribuição de fungos, além de oferecer consultoria e treinamento para formação de recursos humanos.
O acervo reúne milhares cepas de fungos de diferentes grupos taxonômicos, isolados de diferentes substratos. Entre os espécimes depositados, está a histórica cepa original do Penicillium notatum, cedida pelo Instituto Butantan, usada por Alexander Fleming na descoberta da penicilina (medicamento administrado contra infecções bacterianas).
A Coleção realiza atividades como isolamento de cepas fúngicas de diversos ecossistemas e substratos, estudos taxonômicos de diferentes grupos, desenvolvimento e aprimoramento de métodos de cultivo, caracterização e preservação de espécimes fúngicas.
A CCFF é filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 720.
Curadora: Aurea Maria Lage de Moraes (CurrÃculo Lattes)
Curadora adjunta: Simone Quinelato Bezerra (CurrÃculo Lattes)