O Laboratório de Ultraestrutura Celular (LUC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1991 em pesquisa, ensino e formação de recursos humanos na área de doenças tropicais negligenciadas causadas por tripanossomatÃdeos e eucariotos anaeróbios.
As linhas de pesquisas do LUC buscam esclarecer eventos biológicos e interações biomoleculares envolvidas na entrada de Trypanosoma cruzi em sua célula alvo, principalmente cardiomiócitos.
São investidos esforços no entendimento de alterações estruturais e modulação de vias de sinalização envolvidas na entrada de T. cruzi, regulação da fibrose e hipertrofia cardÃaca.
Considerando que a terapia contra estas doenças negligenciadas é bastante limitada, o LUC possui também como linha de pesquisa a identificação de alvos terapêuticos e busca de compostos ativos contra estes agentes infecciosos com potencial aplicação na terapia destes agravos.
Outra linha de pesquisa refere-se ao estudo da interação de eucariotos anaeróbios, incluindo Trichomonas vaginalis e Giardia intestinalis, com a célula alvo, contribuindo para a identificação de eventos biológicos essenciais para a sobrevivência do parasito.
Nesse contexto, análises ultraestruturais avançadas, como a microscopia eletrônica de duplo feixe e tomografia eletrônica seguida de reconstrução tridimensional, bem como microscopias de alta resolução: óptica e eletrônica, são aplicadas para o entendimento da relação parasito-hospedeiro.
Chefe do Laboratório de Ultraestrutura Celular
Mirian Claudia de Souza Pereira (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Ultraestrutura Celular
Claudia Magalhães Calvet Alvarez (CurrÃculo Lattes)