O Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) desenvolve estudos comparativos com vÃrus entéricos de origem humana e animal com importância em saúde pública e avalia sua dispersão dos mesmos no meio ambiente.
Estuda novas metodologias de diagnóstico e aspectos da epidemiologia molecular e evolução de vÃrus causadores de gastrenterites virais, como rotavirus A, norovirus, astrovÃrus, adenovÃrus, entre outros.
Atua como Referência Regional de Rotaviroses realizando diagnóstico e assessoria para o Ministério da Saúde (MS) e para Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), recebendo e capacitando profissionais de diferentes estados do paÃs, assim como de paÃses da America Latina.
Recentemente, passou a atuar na área de Virologia Ambiental desenvolvendo e aplicando metodologias de concentração viral e métodos moleculares para detecção e caracterização destes vÃrus, executando parte fundamental das atividades da Fiocruz, Centro Colaborador da OPAS/Organização Mundial da Saúde (OMS) em Saúde Pública e Ambiental.
Chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental
Marize Pereira Miagostovich (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituto (a) do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental
José Paulo Gagliardi Leite (CurrÃculo Lattes)