O Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular (LVPM) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza desde 1994 pesquisa, ensino, desenvolvimento tecnológico, inovação e contribui para a formação de recursos humanos, dedicando-se ao estudo dos vÃrus Hepatotrópicos, da famÃlia Herpesviridae e ArbovÃrus com ênfase em biologia molecular, filogenia, epidemiologia, carcinogênese e resistência aos antivirais.
O LVPM desenvolve pesquisas básicas e aplicadas sobre vÃrus e parasitas de importância para a saúde pública: hepatites virais (B, C e delta) famÃlia herpesviridae (herpes 1, 2, 6, 7 e Sarcoma de Kaposi, varicela, citomegalovÃrus e Epstein-Barr), arboviroses (Zika e Dengue), Trypanosoma cruzi e Leishmania sp.
As pesquisas desenvolvidas abordam o diagnóstico, epidemiologia, caracterização molecular, genética e imunológica, história evolutiva e dinâmica de disseminação, investigação de mutações associadas à resistência a drogas, fatores carcinogênicos e co-infecções.
Na área de desenvolvimento tecnológico, destaca-se no desenvolvimento de protótipos de kit para o diagnóstico molecular e detecção de parasitos viáveis na Doença de Chagas e em Leishmaniose.
Na otimização de teste para detecção e quantificação simultânea de herpesvÃrus responsáveis por manifestações neurológicas, doenças exantemáticas e câncer e na avaliação de CRISPR- Cas9, LAMP, microRNA e aptâmeros para diagnóstico e tratamento de doenças.
Na área de divulgação cientÃfica, o laboratório se destaca por participar e desenvolver material didático para campanhas de prevenção e controle das infecções sexualmente transmissÃveis e das hepatites virais.
O Laboratório, credenciado para o perÃodo 2023-2028, anteriormente se chamava Laboratório de Virologia Molecular.
Chefe do Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular
Otacilio da Cruz Moreira (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Virologia e Parasitologia Molecular
Vanessa Salete de Paula (CurrÃculo Lattes)