Estudantes, orientadores, pesquisadores e demais convidados. Com lotação máxima, o auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Realizada no último dia 03 de março, a atividade contou com palestra do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Dentre os destaques apresentados, a celebração do recente reajuste das bolsas de pós-graduação.
A mesa de abertura da cerimônia contou com a participação da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, do vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea, da representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Emily Moraes, dos vice-presidentes da Fiocruz, Marco Krieger (Produção e Inovação em Saúde) e Rodrigo Correa (Pesquisa e Coleções Biológicas), e da coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam.
“Ver esse auditório cheio após anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 é muito gratificante”, comemorou Tania. “É um momento muito especial. Após anos sombrios, estamos esperançosos e certos de que a ciência voltará a ser valorizada no Brasil”, completou o vice-diretor Paulo D’Andrea.
A coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, chamou atenção para o compromisso da Fundação com a estruturação de um mundo mais democrático do ponto de vista da ciência e da tecnologia. “A Fiocruz está trabalhando, ao máximo, para manter o reajuste das bolsas dentro de seu orçamento, pois entende a importância da medida para a permanência dos estudantes nos programas de pós-graduação e, consequentemente, para a sustentabilidade do Ensino na instituição”, comentou.
Mesa de abertura composta por Emily Moraes, representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Cristina Guilam, coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz; e Paulo Sergio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC (esq p/ a dir). Foto: Gutemberg BritoOs vice-presidentes Rodrigo Correa e Marco Krieger salientaram o caráter simbólico da solenidade. “A abertura do Ano Acadêmico do IOC representa, primeiramente, a retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia. Em sequência, a palestra do presidente do CNPq na programação simboliza o retorno da valorização da ciência. Estamos orgulhosos de participar deste momento”, declararam.
Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Biologia Celular e Molecular do IOC, Emily Moraes participou da mesa de abertura representando todos os discentes do Instituto. “É a primeira vez que vejo muito de vocês pessoalmente, pois entrei no IOC no meio da pandemia de Covid-19. Quero dar boas-vindas aos novos alunos e dizer que a representação discente está disponível para prestar apoio e assistência a quem precisar. Vamos celebrar o aumento da bolsa e continuar na luta por melhores condições de ensino”, frisou.
Ciência, Inovação e Cidadania
Convidado para ministrar a palestra ‘Ciência, Inovação e Cidadania’, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da ciência básica para o desenvolvimento sustentável de um país; debateu sobre a truculência negacionista que rondou o Brasil nos últimos anos, respondendo, sobretudo, ao questionamento de ‘por que a ciência está perdendo a credibilidade junto à sociedade e o protagonismo na formulação de políticas públicas?’; e, por fim, falou do reajuste das bolsas de pós-graduação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelas instituições científicas na transferência de tecnologia inovadora para o mercado.
“Se olharmos o orçamento do CNPq desde 1996, vamos perceber que houve um aumento grande até 2014 no volume de bolsas ofertadas. Atualmente, gastamos 90% dos nossos recursos em bolsas e 10% com laboratórios de pesquisa. Esse percentual é irrisório. Estamos pensando em uma solução para essa questão”, comentou.
Assista ao vídeo e confira todos os destaques:
Posse dos Laboratórios de Pesquisa do Instituto
A solenidade também foi marcada pela posse dos 66 Laboratórios de Pesquisa do IOC credenciados para o período 2023-2028. Antes de apresentar de forma simbólica cada Laboratório, a diretora do Instituto contextualizou os presentes do processo.
“O Conselho Deliberativo do Instituto aprovou, por unanimidade, a nova composição organizacional. É a primeira vez que apresentamos publicamente a composição dos nossos Laboratórios de Pesquisa”, celebrou.
Chefias e representantes de laboratórios juntamente com membros da Diretoria durante a cerimônia de posse. Foto: Gutemberg BritoBoas-vindas aos estudantes
O acolhimento deu o tom da sessão de boas-vindas aos estudantes que encerrou a programação da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto. Com o tema ‘Sou alun@, sou IOC’, a atividade contou com apresentações da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação; da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção do Assédio e do Centro de Apoio ao Discente (CAD). Os alunos da pós-graduação foram recepcionados também pelos representantes discentes dos programas Stricto sensu.
A abertura para o diálogo com os estudantes foi destacada pelo vice-diretor de Ensino, Paulo Sergio D’Andrea. Entre as dicas para a integração dos alunos, chamou atenção para o acesso ao email institucional e à intranet, como canais de divulgação de informações importantes sobre o dia-a-dia da instituição, eventos e oportunidades. Também salientou a possibilidade de participação de representantes discentes em diversos fóruns de aconselhamento e decisão do Instituto, incluindo o Conselho Deliberativo e as Câmaras Técnicas.
Na mesa, os vice-diretores de Gestão e de Ensino, a coordenadora do CAD e a chefe da Secretaria Acadêmica destacaram oportunidades oferecidas pelo IOC e pela Fiocruz aos estudantes. Foto: Gutemberg Brito“O lema ‘Sou alun@, sou IOC’ tem o objetivo de demonstrar a valorização do papel dos estudantes no Instituto. Hoje é o início de uma jornada de grandes desafios e vocês poderão contar conosco”, comentou a chefe da Secretaria Acadêmica e assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, Norma Brandão.
Possibilidades de apoio para os estudantes foram apresentadas pela vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC, Wania Santiago, e pela coordenadora do Centro de Apoio ao Discente da Fiocruz, Etinete Gonçalves.
Coordenadora da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto, Wania falou sobre o trabalho desenvolvido para estimular relações de trabalho e ensino justas e saudáveis. Também apontou caminhos para denunciar situações de assédio, como o sistema ‘Acolhe IOC’.
“Além de tratar do assédio, a Comissão busca focar na valorização das pessoas. Relações saudáveis podem minimizar ou inibir essas ocorrências”, acrescentou Wania.
A oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Instituto também foi apresentada como uma iniciativa de valorização das pessoas. A vice-diretora ressaltou que, como todos os membros da comunidade do IOC, os estudantes podem buscar as atividades oferecidas, tais como acupuntura, auriculoterapia, meditação, reiki, terapia de florais e yoga.
Vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o CAD oferece acolhimento aos estudantes, incluindo apoio em situações de sofrimento psíquico, acadêmico ou de vulnerabilidade social. Segundo Etinete, além do atendimento individual, o Centro busca promover debates sobre temas de interesse dos alunos.
“Temos realizado debates online em parceria com as APGs [Associações de Pós-graduandos] da Fiocruz de todo o Brasil sobre questões como empregabilidade e saúde mental. Também promovemos a atividade ‘telas de conversa’, um encontro online mediado por profissionais para troca de experiências”, citou a coordenadora do CAD.
Outras iniciativas destacadas por Etinete foram o programa de formação em língua inglesa e a concessão de auxílio à permanência, oferecidos pela VPEIC para estudantes de baixa renda.
Os representantes discentes dos programas se colocaram à disposição para apoiar os novos alunos na pós-graduação. Foto: Gutemberg BritoUma mesa com participação de representantes discentes dos programas de pós-graduação do IOC completou a atividade. Estiveram presentes os representantes da Biologia Celular e Molecular, Meydson Corrêa; da Biologia Computacional e Sistema; Pedro de Almeida; de Ensino em Biociências e Saúde, Brenno de Barros; e da Medicina Tropical, Thiago Souza.
Os representantes destacaram a importância da parceria entre os alunos e se colocaram à disposição para levar as demandas dos discentes aos programas.
“Somos alunos que falam pelos alunos. Temos uma cadeira na Comissão de Pós-Graduação e somos ouvidos nas discussões”, ressaltou Meydson. “Estamos à disposição para apoiar os alunos, para que seja uma jornada tranquila e que todos tenham prazer em estar aqui estudando e pesquisando”, completou Pedro.
Os discentes foram saudados ainda pelo diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Gutemberg Brito, que deu as boas-vindas aos novos alunos e ofereceu apoio aos estudantes em seu período de atuação na Fiocruz.
Estudantes, orientadores, pesquisadores e demais convidados. Com lotação máxima, o auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi palco da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Realizada no último dia 03 de março, a atividade contou com palestra do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão. Dentre os destaques apresentados, a celebração do recente reajuste das bolsas de pós-graduação.
A mesa de abertura da cerimônia contou com a participação da diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge, do vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Paulo Sergio D’Andrea, da representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Emily Moraes, dos vice-presidentes da Fiocruz, Marco Krieger (Produção e Inovação em Saúde) e Rodrigo Correa (Pesquisa e Coleções Biológicas), e da coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam.
“Ver esse auditório cheio após anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19 é muito gratificante”, comemorou Tania. “É um momento muito especial. Após anos sombrios, estamos esperançosos e certos de que a ciência voltará a ser valorizada no Brasil”, completou o vice-diretor Paulo D’Andrea.
A coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz, Cristina Guilam, chamou atenção para o compromisso da Fundação com a estruturação de um mundo mais democrático do ponto de vista da ciência e da tecnologia. “A Fiocruz está trabalhando, ao máximo, para manter o reajuste das bolsas dentro de seu orçamento, pois entende a importância da medida para a permanência dos estudantes nos programas de pós-graduação e, consequentemente, para a sustentabilidade do Ensino na instituição”, comentou.
Mesa de abertura composta por Emily Moraes, representante discente do Programa Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular; Tania Araujo-Jorge, diretora do IOC; Cristina Guilam, coordenadora Geral de Pós-graduação da Fiocruz; e Paulo Sergio D’Andrea, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC (esq p/ a dir). Foto: Gutemberg BritoOs vice-presidentes Rodrigo Correa e Marco Krieger salientaram o caráter simbólico da solenidade. “A abertura do Ano Acadêmico do IOC representa, primeiramente, a retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia. Em sequência, a palestra do presidente do CNPq na programação simboliza o retorno da valorização da ciência. Estamos orgulhosos de participar deste momento”, declararam.
Doutoranda do Programa de Pós-graduação de Biologia Celular e Molecular do IOC, Emily Moraes participou da mesa de abertura representando todos os discentes do Instituto. “É a primeira vez que vejo muito de vocês pessoalmente, pois entrei no IOC no meio da pandemia de Covid-19. Quero dar boas-vindas aos novos alunos e dizer que a representação discente está disponível para prestar apoio e assistência a quem precisar. Vamos celebrar o aumento da bolsa e continuar na luta por melhores condições de ensino”, frisou.
Ciência, Inovação e Cidadania
Convidado para ministrar a palestra ‘Ciência, Inovação e Cidadania’, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, destacou a importância da ciência básica para o desenvolvimento sustentável de um país; debateu sobre a truculência negacionista que rondou o Brasil nos últimos anos, respondendo, sobretudo, ao questionamento de ‘por que a ciência está perdendo a credibilidade junto à sociedade e o protagonismo na formulação de políticas públicas?’; e, por fim, falou do reajuste das bolsas de pós-graduação e pontuou as dificuldades enfrentadas pelas instituições científicas na transferência de tecnologia inovadora para o mercado.
“Se olharmos o orçamento do CNPq desde 1996, vamos perceber que houve um aumento grande até 2014 no volume de bolsas ofertadas. Atualmente, gastamos 90% dos nossos recursos em bolsas e 10% com laboratórios de pesquisa. Esse percentual é irrisório. Estamos pensando em uma solução para essa questão”, comentou.
Assista ao vídeo e confira todos os destaques:
Posse dos Laboratórios de Pesquisa do Instituto
A solenidade também foi marcada pela posse dos 66 Laboratórios de Pesquisa do IOC credenciados para o período 2023-2028. Antes de apresentar de forma simbólica cada Laboratório, a diretora do Instituto contextualizou os presentes do processo.
“O Conselho Deliberativo do Instituto aprovou, por unanimidade, a nova composição organizacional. É a primeira vez que apresentamos publicamente a composição dos nossos Laboratórios de Pesquisa”, celebrou.
Chefias e representantes de laboratórios juntamente com membros da Diretoria durante a cerimônia de posse. Foto: Gutemberg BritoBoas-vindas aos estudantes
O acolhimento deu o tom da sessão de boas-vindas aos estudantes que encerrou a programação da Abertura do Ano Acadêmico do Instituto. Com o tema ‘Sou alun@, sou IOC’, a atividade contou com apresentações da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação; da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção do Assédio e do Centro de Apoio ao Discente (CAD). Os alunos da pós-graduação foram recepcionados também pelos representantes discentes dos programas Stricto sensu.
A abertura para o diálogo com os estudantes foi destacada pelo vice-diretor de Ensino, Paulo Sergio D’Andrea. Entre as dicas para a integração dos alunos, chamou atenção para o acesso ao email institucional e à intranet, como canais de divulgação de informações importantes sobre o dia-a-dia da instituição, eventos e oportunidades. Também salientou a possibilidade de participação de representantes discentes em diversos fóruns de aconselhamento e decisão do Instituto, incluindo o Conselho Deliberativo e as Câmaras Técnicas.
Na mesa, os vice-diretores de Gestão e de Ensino, a coordenadora do CAD e a chefe da Secretaria Acadêmica destacaram oportunidades oferecidas pelo IOC e pela Fiocruz aos estudantes. Foto: Gutemberg Brito“O lema ‘Sou alun@, sou IOC’ tem o objetivo de demonstrar a valorização do papel dos estudantes no Instituto. Hoje é o início de uma jornada de grandes desafios e vocês poderão contar conosco”, comentou a chefe da Secretaria Acadêmica e assessora da Vice-Diretoria de Ensino, Informação e Comunicação, Norma Brandão.
Possibilidades de apoio para os estudantes foram apresentadas pela vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC, Wania Santiago, e pela coordenadora do Centro de Apoio ao Discente da Fiocruz, Etinete Gonçalves.
Coordenadora da Comissão Interna de Valorização das Relações Interpessoais e Prevenção ao Assédio do Instituto, Wania falou sobre o trabalho desenvolvido para estimular relações de trabalho e ensino justas e saudáveis. Também apontou caminhos para denunciar situações de assédio, como o sistema ‘Acolhe IOC’.
“Além de tratar do assédio, a Comissão busca focar na valorização das pessoas. Relações saudáveis podem minimizar ou inibir essas ocorrências”, acrescentou Wania.
A oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no Instituto também foi apresentada como uma iniciativa de valorização das pessoas. A vice-diretora ressaltou que, como todos os membros da comunidade do IOC, os estudantes podem buscar as atividades oferecidas, tais como acupuntura, auriculoterapia, meditação, reiki, terapia de florais e yoga.
Vinculado à Vice-Presidência de Educação Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), o CAD oferece acolhimento aos estudantes, incluindo apoio em situações de sofrimento psíquico, acadêmico ou de vulnerabilidade social. Segundo Etinete, além do atendimento individual, o Centro busca promover debates sobre temas de interesse dos alunos.
“Temos realizado debates online em parceria com as APGs [Associações de Pós-graduandos] da Fiocruz de todo o Brasil sobre questões como empregabilidade e saúde mental. Também promovemos a atividade ‘telas de conversa’, um encontro online mediado por profissionais para troca de experiências”, citou a coordenadora do CAD.
Outras iniciativas destacadas por Etinete foram o programa de formação em língua inglesa e a concessão de auxílio à permanência, oferecidos pela VPEIC para estudantes de baixa renda.
Os representantes discentes dos programas se colocaram à disposição para apoiar os novos alunos na pós-graduação. Foto: Gutemberg BritoUma mesa com participação de representantes discentes dos programas de pós-graduação do IOC completou a atividade. Estiveram presentes os representantes da Biologia Celular e Molecular, Meydson Corrêa; da Biologia Computacional e Sistema; Pedro de Almeida; de Ensino em Biociências e Saúde, Brenno de Barros; e da Medicina Tropical, Thiago Souza.
Os representantes destacaram a importância da parceria entre os alunos e se colocaram à disposição para levar as demandas dos discentes aos programas.
“Somos alunos que falam pelos alunos. Temos uma cadeira na Comissão de Pós-Graduação e somos ouvidos nas discussões”, ressaltou Meydson. “Estamos à disposição para apoiar os alunos, para que seja uma jornada tranquila e que todos tenham prazer em estar aqui estudando e pesquisando”, completou Pedro.
Os discentes foram saudados ainda pelo diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Gutemberg Brito, que deu as boas-vindas aos novos alunos e ofereceu apoio aos estudantes em seu período de atuação na Fiocruz.
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)