Coleção de Moluscos
A Coleção de Moluscos do IOC (CMIOC) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em 1948 por Wladimir Lobato Paraense e Newton Deslandes.
O acervo é composto por cerca 220 mil exemplares preservados em aproximadamente 15 mil lotes, representando mais de 100 espécies distintas.
Apesar da concentração na região neotropical, o acervo conta com amostras provenientes de rios, lagos, córregos e ambientes terrestres de mais de 60 países ao redor mundo, incluindo as Américas, Europa, África, Oceania e Ásia.
Do Brasil, os exemplares provêm de todos os estados e do Distrito Federal, sendo o Rio de Janeiro a união federativa de maior representatividade, contendo amostras de todos os 92 municípios.
Em constante crescimento, a Coleção de Moluscos recebe, em média, mil lotes de exemplares anualmente. A maioria desses depósitos provém de estudos e pesquisas realizadas pelo próprio Laboratório.
Dedica-se à manutenção e preservação do material biológico, à caracterização e identificação de espécies, ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
Desde 2005, a Coleção é Fiel Depositária do patrimônio Genético Brasileiro junto ao Ministério do Meio Ambiente.
Curadora: Silvana Aparecida Rogel Carvalho Thiengo (Currículo Lattes)
Curadora adjunta: Suzete Rodrigues Gomes (Currículo Lattes)