Portuguese English Spanish
Interface
Adjust the interface to make it easier to use for different conditions.
This renders the document in high contrast mode.
This renders the document as white on black
This can help those with trouble processing rapid screen movements.
This loads a font easier to read for people with dyslexia.

vw_cabecalho_novo

Busca Avançada
Você está aqui: Pesquisa » Laboratórios » Laboratório de Biologia das Interações

Laboratório de Biologia das Interações

 Doença de Chagas: virando o jogo

O documentário mostra depoimentos de moradores de Jaguaruana, Russas e Morada Nova, municípios localizados no interior do sertão do Ceará, onde o contato com o barbeiro faz parte do cotidiano da população.

A pesquisadora Marli Lima, chefe do Laboratório de Eco-epidemiologia da Doença de Chagas do IOC/Fiocruz, desenvolve desde 2002 com a sua equipe um importante trabalho científico na região com o objetivo de coletar dados, identificar portadores da doença e informar sobre os perigos a que as pessoas estão sendo expostos com a presença do vetor.

A idealizadora do DVD é a pesquisadora Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações. O título do documentário Doença de Chagas: virando o jogo desperta a curiosidade das pessoas. Joseli revela que a escolha do nome está ligada à concentração de esforços para a eliminação do principal vetor da doença no Nordeste, como já conseguido nas regiões Sul e Sudeste do país.

Em 9 de junho de 2006, durante uma solenidade oficial, o Ministro da Saúde recebeu uma certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) pela virtual eliminação no Brasil da transmissão da doença de Chagas pelo principal vetor regional, o Triatoma infestans.

:: Clique aqui e assista ao vídeo

 

Portal Chagas

Website que reúne acervo de textos científicos, transformando-o num um inédito banco de dados online sobre diferentes aspectos relacionados à temática da doença de Chagas. São centenas de artigos que abordam diversos aspectos desta patologia, como sua história, o estado da arte e os principais desafios relacionados à biologia do parasito e de sua interação, patogenia, quimioterapia, epidemiologia, vetores e reservatórios, entre outros. O objetivo, além de oferecer ao público um banco de informações sobre a doença, é contribuir para uma maior integração e promoção de colaborações entre os diferentes grupos de pesquisa sobre o tema.

:: Acesse o Portal Integrado da Doença de Chagas