Considerado o evento mais importante do paÃs em formação de estudantes de pós-graduação em malariologia e um dos mais renomados do mundo, tendo impactado diretamente mais de 340 trajetórias acadêmicas, o ‘Seminário Laveran & Deane sobre Malária’ alcançou a marca de 25 anos de contribuições Ãmpares para a pesquisa e o ensino na área.
Como as "bodas de prata" foram completadas em 2020, não foi possÃvel realizar as comemorações naquele ano, devido à emergência sanitária provocada pelo novo coronavÃrus (SARS-CoV-2). Dessa forma, o ano de 2022 foi o escolhido para marcar a data em grande estilo, tendo em vista o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e a retomada das atividades presenciais,.
Em setembro, além da tradicional programação do Seminário, a edição foi seguida de um simpósio comemorativo que reuniu numerosos convidados. Ambos aconteceram na charmosa Ilha de Itacuruçá, Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro - local que é palco das discussões do encontro desde 1997.
E para encerrar as celebrações, foi realizada uma edição especial do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na última sexta-feira (02/12), com premiações e homenagem.
Ao centro, MaÃse Silva, ganhadora do melhor pôster, com Anna Caroline (esq.) e Denise Alvarenga (dir.), ganhadoras do prêmio 'Laveran-Deane-Mérieux'Na ocasião, MaÃsa da Silva Araújo, que atua na Plataforma de Produção e Infecção de Vetores da Malária, da Fiocruz Rondônia, recebeu o Prêmio 'Johnson Jovens Trajetórias em Malariologia', pelo melhor pôster apresentado durante o Seminário.
MaÃsa participou do Laveran enquanto cursava o doutorado. Segundo a jovem cientista, o evento contribuiu para a definição da linha de pesquisa a ser seguida. Além disso, teve a oportunidade de discutir o projeto com grandes pesquisadores, que até então só conhecia dos artigos.
Já Denise Anete Madureira de Alvarenga e Anna Caroline Campos Aguiar foram agraciadas com o prêmio 'Laveran-Deane-Mérieux'. A horaria destaca pesquisadores que participaram como alunos do Seminário e fizeram contribuições relevantes para o estudo da malária.
Para Alvarenga, pós-doc na Fiocruz Minas, o evento é um divisor de águas e distinto de qualquer outro. De acordo com Aguiar, professora afiliada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Laveran abre portas para colaborações cientÃficas e para a solidificação da carreira.
O diplomado professor emérito Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro BastosA solenidade também contou com a entrega do tÃtulo de Professor Emérito dos Seminários para Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação CientÃfica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
Presentes ao simpósio de celebração pelos 25 anos, já haviam sido diplomados os especialistas Enrique Medina Acosta, Guilherme Loureiro Werneck e Antônio Guilherme Pacheco.
Prestigiaram o Centro de Estudos, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Santos Moreira; a diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge; o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Ademir de Jesus Martins; o diretor de Operações da Fundação Mérieux, Pascal Vincelot; e o Marketing Manager da multinacional SC Johnson, Paulo Leite.
Paulo Leite (esq.), marketing manager da SC Johnson, e Pascal Vincelot, diretor de Operações da Fundação MérieuxConsiderado o evento mais importante do paÃs em formação de estudantes de pós-graduação em malariologia e um dos mais renomados do mundo, tendo impactado diretamente mais de 340 trajetórias acadêmicas, o ‘Seminário Laveran & Deane sobre Malária’ alcançou a marca de 25 anos de contribuições Ãmpares para a pesquisa e o ensino na área.
Como as "bodas de prata" foram completadas em 2020, não foi possÃvel realizar as comemorações naquele ano, devido à emergência sanitária provocada pelo novo coronavÃrus (SARS-CoV-2). Dessa forma, o ano de 2022 foi o escolhido para marcar a data em grande estilo, tendo em vista o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e a retomada das atividades presenciais,.
Em setembro, além da tradicional programação do Seminário, a edição foi seguida de um simpósio comemorativo que reuniu numerosos convidados. Ambos aconteceram na charmosa Ilha de Itacuruçá, Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro - local que é palco das discussões do encontro desde 1997.
E para encerrar as celebrações, foi realizada uma edição especial do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), na última sexta-feira (02/12), com premiações e homenagem.
Ao centro, MaÃse Silva, ganhadora do melhor pôster, com Anna Caroline (esq.) e Denise Alvarenga (dir.), ganhadoras do prêmio 'Laveran-Deane-Mérieux'Na ocasião, MaÃsa da Silva Araújo, que atua na Plataforma de Produção e Infecção de Vetores da Malária, da Fiocruz Rondônia, recebeu o Prêmio 'Johnson Jovens Trajetórias em Malariologia', pelo melhor pôster apresentado durante o Seminário.
MaÃsa participou do Laveran enquanto cursava o doutorado. Segundo a jovem cientista, o evento contribuiu para a definição da linha de pesquisa a ser seguida. Além disso, teve a oportunidade de discutir o projeto com grandes pesquisadores, que até então só conhecia dos artigos.
Já Denise Anete Madureira de Alvarenga e Anna Caroline Campos Aguiar foram agraciadas com o prêmio 'Laveran-Deane-Mérieux'. A horaria destaca pesquisadores que participaram como alunos do Seminário e fizeram contribuições relevantes para o estudo da malária.
Para Alvarenga, pós-doc na Fiocruz Minas, o evento é um divisor de águas e distinto de qualquer outro. De acordo com Aguiar, professora afiliada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Laveran abre portas para colaborações cientÃficas e para a solidificação da carreira.
O diplomado professor emérito Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro BastosA solenidade também contou com a entrega do tÃtulo de Professor Emérito dos Seminários para Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro Bastos, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação CientÃfica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
Presentes ao simpósio de celebração pelos 25 anos, já haviam sido diplomados os especialistas Enrique Medina Acosta, Guilherme Loureiro Werneck e Antônio Guilherme Pacheco.
Prestigiaram o Centro de Estudos, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Santos Moreira; a diretora do IOC, Tania Araujo-Jorge; o vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Ademir de Jesus Martins; o diretor de Operações da Fundação Mérieux, Pascal Vincelot; e o Marketing Manager da multinacional SC Johnson, Paulo Leite.
Paulo Leite (esq.), marketing manager da SC Johnson, e Pascal Vincelot, diretor de Operações da Fundação MérieuxPermitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)