O Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) atua desde 1992 em pesquisa, ensino, serviço e formação de recursos humanos em biologia, patogênese, epidemiologia, ecologia e diversos outros aspectos da Leptospirose e de outras zoonoses relacionadas às bactérias dos gêneros Campylobacter spp., Listeria spp. e Yersinia enterocolitica.
É Referência Nacional para Leptospirose e abriga as Coleções Biológicas de Campylobacter (CCAMP), de Leptospira (CLEP) e de Listeria (CLIST) do IOC.
O LABZOO realiza a caracterização fenotÃpica e genotÃpica de cepas clÃnicas (humanas e animais), alimentares e ambientais, avaliando a incidência desses grupos de bactérias na população, a presença e expressão de genes de virulência e de resistência a antimicrobianos, sanitizantes, metais pesados e poluentes ambientais, além de realizar análise filogenética e genômica comparativa das cepas.
Desde 2008, tornou-se o quarto Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde em Leptospirose no mundo, atuando especialmente na América Latina e Caribe.
Chefe do Laboratório de Zoonoses Bacterianas
Deyse Christina Vallim da Silva (CurrÃculo Lattes)
Chefe substituta do Laboratório de Zoonoses Bacterianas
Ilana Teruszkin Balassiano (CurrÃculo Lattes)