O Laboratório de Zoonoses Bacterianas (LABZOO) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) é responsável pela curadoria das Coleções de Campylobacter (CCAMP), de Leptospira (CLEP) e de Listeria (CLIST).
Coleção de Campylobacter
A Coleção de Campylobacter (CCAMP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada nos primeiros anos da década de 90 pela pesquisadora Ana Luzia Lauria Filgueiras e reconhecida como coleção institucional em 2001. O acervo é composto por cerca de 1.800 cepas de espécies de bactérias do gênero Campylobacter, isoladas de diversas fontes e diversos estados do Brasil.
Dedica-se à manutenção e preservação de culturas, à caracterização e identificação de espécies (por meio de métodos citológicos, bioquímicos, fisiológicos e moleculares), ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
Curadora: Sheila da Silva Duque (Currículo Lattes)
Curador adjunto: Wagner Thadeu Cardoso Esteves (Currículo Lattes)
E-mail: ccamp@fiocruz.br
Coleção de Leptospira
A Coleção de Leptospira (CLEP) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada em meados da década de 1970 e reconhecida como coleção institucional em 2011. Poucos laboratórios no mundo possuem acervo semelhante, devido aos custos e dificuldades de manutenção de bactérias do gênero Leptospira.
As cepas de referência presentes no acervo da CLEP pertencem à Organização Mundial da Saúde (OMS) e são réplicas de acervos de outras coleções internacionais, compreendendo inúmeros sorovares já identificados para este gênero bacteriano. Há também cepas que foram isoladas pela própria Coleção ou recebidas de outros laboratórios do país e do exterior para identificação e que passam a constituir o acervo da CLEP.
Dedica-se à manutenção e preservação de culturas (vivas ou criopreservadas), à caracterização e identificação de espécies (por meio de análises fenotípica e genotípica), ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
A CLEP é filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 1012.
Curadora: Ilana Teruszkin Balassiano (Currículo Lattes)
Curadora adjunta: Kátia Eliane Santos Avelar (Currículo Lattes)
E-mail: clep@fiocruz.br
Coleção de Listeria
A Coleção de Listeria (CLIST) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi iniciada na década de 1970 como parte da coleção de trabalho do pesquisador Ernesto Hofer e reconhecida como coleção institucional em 2008. O acervo é composto por mais de 2 mil cepas de espécies de bactérias do gênero Listeria, isoladas de diversas fontes e diversos estados do Brasil. A espécie em maior número é a Listeria monocytogenes.
Dedica-se à manutenção e preservação de culturas (preservadas em Caldo BHI acrescido de 20% de glicerol e mantidas a -80ºC), à caracterização e identificação de espécies (por meio de análises fenotípica e genotípica), ao fornecimento e depósito de exemplares, e à capacitação de profissionais e estudantes.
A CLIST é filiada à World Federation for Culture Collections (WFCC) sob o registro WDCM 1055.
Curadora: Deyse Christina Vallim da Silva (Currículo Lattes)
Curador adjunto: Rodrigo de Castro Lisbôa Pereira (Currículo Lattes)
E-mail: clist@fiocruz.br